Início » Situação preocupante no Buzi

Situação preocupante no Buzi

Por admin

O distrito de Buzi, na província de Sofala, ressente-se de chuvas a montante, na província de Manica, registando focos de inundações e isolamento de alguns postos administrativos e localidades. O batelão está paralisado em Guara-Guara, a 15 quilómetros da vila-sede, facto que já está a encarecer os produtos.

A situação é descrita como crítica pelas autoridades locais. Choveu com alguma intensidade na província de Manica  e o rio Révuè contribuiu para incremento de caudal do rio Buzi que causou inundações a jusante.

O rio Lucite, no distrito de Sussundenga contribui igualmente para aumento de fluxo de águas pluviais no caudal do rio Buzi.

A circulação rodoviária está afectada. A partir da cidade da Beira, neste momento não é possível chegar ao Posto Administrativo de Estaquinha e às localidades de Bandua, Nharongue, Ampara e Nova Sofala.

Pessoas e bens são transportados via Inchope, com pequeno desvio na Casa Nova.

Falando ontem ao domingo, o administrador de Buzi, Tomé José, disse que não obstante o impacto das chuvas, a situação ainda não afectou em demasia machambas e habitações dos camponeses.

A paralisação do batelão, a partir de quinta-feira passada, constitui o principal constrangimento reportado até ao momento afectando o escoamento de produtos em Guara Guara a quinze quilómetros da vila-sede.

Enquanto o batelão não funciona, as populações recorrem a canoas e pequenas embarcações, o leva muito tempo para abastecimento em víveres, o que a curto prazo, poderá encarecer os produtos.

RELATIVA ACALMIA EM NHAMATANDA

No distrito de Nhamatanda, também em Sofala, o caudal do rio Metuchira está a baixar, depois de receber águas de chuva a montante, na província de Manica.

“A situação ainda não é de alarme”, disse ontem aodomingo Sérgio Moiane, administrador de Nhamatanda, acrescentando que as chuvas a montante desaguam no rio Púnguè, ameaçando cortes na Estrada Nacional Número Seis.

O nosso entrevistado sublinhou que a situação poderá mudar caso chova nos próximos dias conforme as previsões da ARA Centro que apontam para a subida de caudais dos rios Save (em Massangena), Buzi (em Estaquinha), Lucite (em Dombe) e Púnguè (em Púngué-fronteira).

Tambara isolado

O distrito de Tambara, na província de Manica, encontra-se isolado do resto da província e Sofala  em consequência das chuvas registadas nos rios Muira e Mpompue.

Refira-se que o rio Mpompue (que recebe águas Bazua) faz faz limite com o distrito de Caia, em Sofala e o Muira estabelece fronteira com distrito de Guro, em Manica.

Face ao isolamento do distrito, o Governo local apelou aos agentes económicos a reservar  stock considerável de produtos alimentares , atendendo à previsão de a situação pode agravar-se mos próximos dias.

Trata-se de uma recomendação de difícil aplicação tendo em conta o facto de muitos camionistas estarem presentemente retidos noutra margem do Rio Muira, no vizinho distrito de Guro.

Segundo o administrador de Tambara, Maurício Masharubu Silwele, até ao momento não há registo de destruições em grande escala nas machambas e habitações.

MENOR MORRE

NO DISTRITO DE GURO

Já no distrito de Guro, em Manica, um menor de 13 anos perdeu a vida vítima de descarga atmosférica que incendiou  duas casas pertencentes a mesma família.

O governo local já ajudou a família enlutada com 18 chapas de zinco, baldes e produtos alimentares.

Segundo a administradora de Guro, Deolinda Bengukla, até ontem a chuva continuava a cair com intensidade.

INAM prevê chuvas fortes

nas regiões norte e centro

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de aguaceiros ou chuvas fortes, com mais de 50 milímetros de precipitação em 24 horas, acompanhados de trovoadas e ventos moderados até 60 quilómetros por hora nas províncias de Tete, Nampula, Cabo Delgado e Niassa. Este cenário registar-se-á nestas províncias até amanhã, dia de 5 de Janeiro do ano corrente.

Na província de Tete, as chuvas poderão afectar os distritos de Zumbo, Marávia, Chifunde, Macanga, Angónia, Tsangano, Chiúta e Cidade de Tete.

Na provínca de Niassa , há preocupações nos distritos de Nipepe, Cuamba, Metarica, Maua, Mecanhelas, Mandimba, Majune, Ngauma e cidade de Lichinga.

Na província de Nampula serão afectados todos os distritos enquanto em Cabo Delgado as chuvas poderão fustigar os distritos de Mecufi, Pemba, Metuge, Quissanga, Macomia, Ancuabe, Chiure, Namuno, Balama e Cidade de Pemba.

O INAM recomenda a tomada de medidas de segurança face ao risco associado às descargas atmosféricas, chuvas fortes e ventos moderados.

CHUVAS MATAM CINCO

PESSOAS DA MESMA FAMÍLIA

De referir que por causa das chuvas fortes que vem caindo no país nove pessoas perderam a vida em Nacala-Porto, duas por descarga atmosférica, duas electrocutadas e cinco pessoas da mesma família vítimas de desabamento de muro dum armazém .

Falando sobre a família que perdeu seus cinco membros por causa de desabamento de muro de um armazém, domingo apurou que a mesma será indemnizada pelo seu proprietário que neste momento se encontra fora daquela autarquia.

Município de Nacala faz

levantamento dos afectados

Vários técnicos do Conselho Municipal de Nacala-Porto, Província de Nampula, estão a trabalhar nos diferentes bairros com vista a quantificar as famílias que até ao momento foram afectadas pelas chuvas que vem fustigando o país.

A medida visa permitir as autoridades definir o tipo de ajuda que será necessária para as vítimas, destacando-se a eventualidade de atribuição de novos talhões nos bairros de expansão, para além de material de construção e produtos alimentares e de limpeza.

Segundo o substituto do Presidente do Conselho Municipal, Chandrek Niconela, até ao momento as equipas destacadas já trabalham em 13 bairros dos 43 existentes, onde foi constatado que cerca de 100 famílias ficaram com suas casas destruídas.

Neste momento, algumas dessas famílias foram acolhidas nas casas dos seus familiares ou amigos enquanto aguardam o fim da época chuvosa para recomeçarem com a reconstrução das suas residências.

 

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana