A empresa Telecomunicações de Moçambique (TDM) reuniu, recentemente, na cidade de Xai-Xai, província de Gaza, a sua 3ª sessão do Conselho de Direcção Alargado, um encontro que definiu como um dos principais objectivos para o próximo ano o alargamento dos seus serviços.
Decisões saídas daquele encontro definiram que, para o exercício de 2015, o Plano e o Orçamento será reforçado o papel da empresa no âmbito social e empresarial, sendo de destacar a implementação alternativas de redundância às actuais ligações terrestre e submarina de transporte e a substituição de acessos de cobre por ligações em fibra óptica, visando permitir estender esta tecnologia até à casa do cliente, melhorando a qualidade e disponibilidade dos serviços, bem como a expansão da rede sem fio de Internet e voz, denominada CDMA, capitalizando, deste modo, o factor mobilidade a nível nacional e a expansão da rede de telecomunicações e dos serviços a mais sedes distritais.
A implementação, com início no mês em curso, da construção de um "Data Center" para terceiros, a melhoria dos sistemas de energia a nível nacional, elemento essencial no funcionamento dos sistemas de telecomunicações, o lançamento de novos serviços, visando consolidar a carteira de negócios da empresa e responder à demanda do mercado e a expansão dos canais de distribuição através da partilha de lojas e demais infra-estruturas, no âmbito da conjugação de sinergias a nível das empresas do Grupo TDM, constituem outras das acções a serem levadas a cabo pela TDM.
A par disso, o Conselho de Direcção Alargado decidiu ainda prosseguir a consolidação do negócio de venda a grosso aos clientes da Região Austral de África, a melhoria dos processos de gestão e desenvolvimento dos recursos humanos, nomeadamente, através da realização de acções de formação em tecnologias de ponta e técnicas modernas de vendas, bem como o recrutamento de jovens talentos licenciados, para as funções críticas numa empresa de telecomunicações.
Por último, constam como actos a serem desenvolvidos pela empresa, a consolidação das acções de marketing e de responsabilidade social, visando o aumento das vendas e o reforço da imagem da empresa no mercado e na sociedade, bem como o aumento de receitas e prossecução da disciplina na realização de despesas, incluindo o pagamento atempado de dívidas aos fornecedores.
O encontro, que reuniu os membros e assessores do Conselho de Gestão, directores de função (nacionais) e directores das áreas de Telecomunicações (provinciais), passou em revista as realizações da empresa referentes ao corrente ano e definiu o Plano e o Orçamento para o Exercício de 2015.
O encontro concluiu que, não obstante o sector das telecomunicações registar na actualidade uma dinâmica e forte concorrência, consubstanciada na oferta de distintas soluções aos clientes – a empresa registou no exercício corrente substanciais avanços, na implantação de infra-estruturas de acesso aos serviços pelos clientes, expansão dos canais de distribuição, diversificação da sua oferta e gestão eficaz da sua fibra óptica, através da redução substancial dos tempos de reposição dos serviços, em casos de cortes ou de outro tipo de paralisações.