Início » SAÚDE: Alguns benefícios do gengibre para a saúde

SAÚDE: Alguns benefícios do gengibre para a saúde

Por Idnórcio Muchanga

Os benefícios do gengibre para a saúde são principalmente ajudar na perda de peso, acelerando o metabolismo, e relaxar o sistema gastrointestinal, prevenindo náuseas e vómitos. Mas, também, o gengibre actua como antioxidante e anti-inflamatório, ajudando na prevenção de doenças como cancro do cólon-retal e úlceras no estômago. É uma raiz que pode ser utilizada em chás ou em raspas que podem ser adicionadas a água, sumos, iogurtes ou saladas. A seguir, veja de forma mais detalhada alguns benefícios desse alimento.

AUXILIA NA PERDA DE PESO

O gengibre auxilia na perda de peso porque actua acelerando o metabolismo e estimulando a queima de gordura corporal. Os compostos 6-gingerol e 8-gingerol, presentes nessa raiz, actuam aumentando a produção de calor e suor, o que também ajuda no emagrecimento e na prevenção do ganho de peso.

COMBATE AZIA E GASES INTESTINAIS

O gengibre é bastante utilizado para combater azia e gases intestinais, devendo ser consumido principalmente na forma de chá para obter esse benefício. Esse chá é feito na proporção de 1 colher de gengibre para cada 1 xícara de água, e o ideal é que sejam ingeridas 4 xícaras de chá ao longo do dia para se obter a melhoria nos sintomas intestinais.

ACTUA COMO ANTIOXIDANTE E ANTI-INFLAMATÓRIO

O gengibre tem acção antioxidante no corpo, agindo na prevenção de doenças como gripes, resfriados, cancro e envelhecimento precoce. Além disso, ele também tem acção anti-inflamatória, melhorando os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como tosse, asma e bronquite.

MELHORA NÁUSEAS E VÓMITOS

Devido à sua propriedade anti-emética, o gengibre ajuda a reduzir as náuseas e vómitos que frequentemente ocorrem durante a gravidez, no tratamento de quimioterapia ou nos primeiros dias após cirurgias. A melhora desses sintomas é obtida após cerca de 4 dias de consumo de 0,5 g de gengibre.

Fonte: Tatiana Zanin, in https://www.tuasaude.com/beneficios-do-gengibre/

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana