Início » MUTHIYANA DE FIBRA: Quero fazer espectáculo de humor pelo mundo

MUTHIYANA DE FIBRA: Quero fazer espectáculo de humor pelo mundo

por Idnórcio Muchanga

Nome: Maira Shelcia Santos

Naturalidade: Maputo

Profissão: Comunicadora

Residência: Maputo

Conquistas: No ano passado, 2020, quando a nação moçambicana se viu confinada em casa, devido à pandemia do novo coronovírus, Maira Santos, a “muthiyana” de fibra desta edição do jornal domingo, teve a ideia de fazer vídeos hilariantes e publicar em uma rede social, o facebook. Passado algum tempo, entrou para o mundo do “stand up comedy” (espectáculo de humor). Mais tarde, a brincadeira começou a ficar séria e estendeu o âmbito da publicação.

para outras plataformas, o instagram e também o “tik-tok”. Motivação? Maira responde aos risos: “ganhar dinheiro de forma fácil. Na altura era essa”. Quanto à temática, toca no dia-a-dia, “temas que nós vivemos todos os dias, para mim, vira tema para os vídeos”. Hoje, tem vários vídeos e “estou com 107 mil seguidores no instagram”. Brincadeiras à parte, o real objectivo de aparecer perante o público, “se calhar é poder inspirar, trazer segurança e esperança a quem assiste e gosta do meu trabalho, porque cada um pode fazer aquilo que acredita que é certo”.

Já agora, o que mais lhe incomoda na sociedade ou no ser humano e acaba expondo nos seus vídeos? Perguntámos. “Eu falo de tudo: de racismo, de homofobia, discriminação… de tudo um pouco, eu falo”. E, com estas intervenções, espera “trazer a realidade dos factos e ensinar. Ao final das contas somos todos diferentes e a graça, a beleza da vida é exactamente convivermos com o diferente”.

Esta é a Maira Santos que invade o monitor de muita gente inclusive através da dança. Mas, conforme diz, “a dança é só dança, como eu sou meio louca, ligo a câmera e faço o que me apetece. Se no momento quero dançar, faço uma dancinha; se me apetece só fazer ‘stories’, faço só ‘stories’… depende muito da minha ‘vibe’ do dia. É como se fosse um bónus”. Seja como for, podemos considerar que a comédia é sua forte aliada? “Sim, até porque ultimamente vivo da comédia, então o meu mundo é comédia, tanto na rádio, quanto na televisão”.

Sonho: “Quero fazer ‘stand up comedy’ (espectáculo de humor) pelo mundo”.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana