Início » Doentes “assaltam” ruas de Chimoio

Doentes “assaltam” ruas de Chimoio

Por admin

Cresce o número de doentes mentais na província de Manica. O panorama é mais preocupante em Chimoio, a capital provincial, onde jovens, com idades entre 18 e 35 anos, pululam pelas ruas, urdindo “esquemas” de sobrevivência.A situação começa a preocupar autoridades sanitárias locais.

Alguns doentes mentais instalam “residências” na rua e nos passeios. Na avenida 25 de Setembro, onde funcionam muitas instituições públicas e privadas, incluindo todos estabelecimentos bancários, um doente mental “reside” num dos passeios à entrada da Procuradoria da Cidade de Chimoio. Está ali passam vários anos.

A nossa Reportagem apurou que nesta avenida vivem aproximadamente sete doentes mentais em pontos fixos e móveis. Alguns insultam e agridem pessoas na via pública. Outros danificam viaturas e outros bens.

São muitas viaturas destruídas pelos doentes que revelam particular apetência pelos vidros frontais e espelhos retrovisores. As chapas de matrículas figuram igualmente como “aperitivo” na gula destruidora.

Outros doentes mentais preferem violentar mulheres. Em algumas circunstâncias tentam violá-las em plena rua, à luz do dia.

No extremo oposto destacam-se os mais calmos e “educados”. Estes até beneficiam de ajudas por parte de pessoas de boa-fé. Limitam-se apenas a pedir dinheiro na rua para alimentarem-se e comprarem cigarros.

A presença destes doentes tem contribuído negativamente para a limpeza da cidade de Chimoio. Por causa da fome, viram e reviram depósitos de lixo na busca de algo para comer, o que reduz a nada os esforços das entidades municipais que tudo fazem para tornar a capital provincial limpa.

JOVENS CADA

VEZ EM MAIOR NÚMERO

São vários os problemas causados por estes doentes que, dia após dia, tendem aumentar na cidade de Chimoio e em toda província. O que também levanta preocupação é o facto de muitos destes serem jovens com idades que variam de 18 a 35 anos.

Dados do sector da Saúde, na província de Manica, indicam que no primeiro trimestre deste ano, foram atendidos, 520 casos relacionados à doenças mentais. Deste número, 1 980 estão relacionados à epilepsia.

Por outro lado, o Ministério da Saúde (MISAU) dá conta da existência dos chamados casos de transtornos mentais orgânicos e sintomáticos, com uma fasquia de 501 doentes.

No mesmo período (primeiro trimestre) foram notificados 474 casos de alterações psicóticas (esquizofrenia), onde figuram doentes que deambulam pelas ruas com comportamentos agressivos em espaços públicos.

O uso de substâncias psico-activas destaca-se no rol destas doenças, havendo relato da ocorrência de 360 casos. O álcool, a cannabis sativa (vulgo soruma), a cocaína, a heroína, entre outras drogas pesadas, são apontadas como sendo principais causas destes problemas, segundo revelou o chefe do Programa de Saúde Mental, na Direcção Provincial da Saúde de Manica, Filipe Tobias Mabuto.

A Direcção Provincial da Saúde de Manica considera que o combate à proliferação de dementes nas vias públicas não constitui responsabilidade do sector.

Filipe Tobias avança que as famílias têm obrigação de encaminhar o doente atempadamente as unidades sanitárias, de forma que seja assistido para o seu retorno ao convívio familiar.

O nosso entrevistado classificou de negativo o comportamento de famílias que abandonam os seus doentes no hospital.

Dados disponíveis indicam que pelo menos 28 pessoas que padeciam de doenças mentais foram devolvidas às suas famílias logo que tiveram melhoria do seu estado clínico. Destes, onze foram encaminhados às províncias de Sofala, Zambézia e Tete. Os restantes dezassete foram encaminha às famílias nos distritos da província de Manica.

Hospital de Chissui em reabilitação

O Hospital Psiquiátrico de Chissui, na capital provincial de Manica, está a beneficiar de reabilitação. A unidade sanitária, que era aberta, beneficiou recentemente de muro de vedação, o que permite que doentes estejam internados em recinto fechado.

A nossa Reportagem apurou que a reabilitação abrange todo recinto hospitalar, estando em curso obras nas enfermarias e no bloco administrativo.

Refira-se que o Hospital Psuiquiátrico de Chissui possui uma capacidade para 40 camas. Contudo, devido ao seu actual estado, apenas estão colocadas 28 para igual número de pacientes.

Com esta reabilitação em curso, autoridades sanitárias têm a expectativa de minimizarem a proliferação de doentes mentais nas ruas venha , uma posição que é igualmente partilhada pelo edil de Chimoio, Raul Conde Marques Adriano, que considera preocupante a subida quase diária de dementes nas vias publicas da capital provincial de Manica.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana