Início » Afinal Darwin tinha razão…

Afinal Darwin tinha razão…

Por admin

Charles Darwin, em sua viagem pelas Ilhas Galápagos, estudou o comportamento de algumas espécies durante gerações. Observou que algumas espécies evoluíam de outras e que os animais mais preparados para enfrentar condições adversas de temperatura, etc.

sobreviviam e conseguiam passar suas características para os descendentes. Observou também que isso se assemelhava com a selecção artificial que seres humanos fazem com raças de cachorros, cruzando os mais bonitos, mais fortes e mais saudáveis para produzirem filhotes mais bonitos. Esse estudo, onde os mais aptos sobreviviam e passavam seus genes para os descendentes foi chamado de Lei da Selecção Natural.

Bula Bula,que é um apaixonado pelas ciências, acha este enunciado interessante embora o assunto (evolução das espécies) deva também ser visto noutros ângulos, incluindo o religioso. É que para os evolucionistas, a natureza tem as suas regras enquanto para os religiosos a canção é bem outra.

De qualquer modo, Bula Bula chegou à conclusão de que Charles Darwin é capaz de estar mais perto da realidade por conta de um fenómeno que se registou recentemente em Chimbonila, Niassa, onde um clérigo muçulmano, em resultado de um feitiço, se transformou num javali. Segundo se diz localmente, a mutação seria resultado de um feitiço lançado por um cunhado. Coisas de família, parece!

O que deixou Bula Bula intrigado é como é possível um homem de barba rija virar javali? O caso está a mexer com as autoridades administrativas de Chimbonila, para além das especulações próprias de histórias como esta. Entre nós já se falou de homens-cobras, homens-hienas, entre outras criaturas, fruto, segundo se disse, de feitiços ou vingança.

Verdade ou não, Moçambique vai entrar nos anais da história por ter contribuído para a validação da Lei de Darwin…agora é esperar para ver se as mutações – modificações na característica de uma espécie – não passam para outros membros da família; é que as mutações podem ocorrer nas células somáticas e nas células germinativas, e estas podem ser passada para os descendentes.

Bula Bulaacha que assuntos desta natureza merecem toda a atenção das autoridades; não se pode fingir que um assunto desta natureza “morra de morte natural”. As autoridades policiais daquela província dizem que não têm nada a ver com o assunto e que este deve “ser resolvido na comunidade”… olha que não é todos os dias que um homem vira javali!

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana