Início » Chuva causa mortes e desaloja em Cuamba

Chuva causa mortes e desaloja em Cuamba

Por admin

Nove óbitos, dos quais quatro em Cuamba e outros cinco em Mecanhelas, 8 pessoas dadas como desaparecidas nos dois distritos, muitas vias de acesso cortadas, infra-estruturas públicas e privadas destruídas, centenas de hectares de culturas submersas, entre outros danos, é o balanço preliminar das fortes e incessantes chuvas que têm fustigado a província de Niassa nos últimos dias, com incidência nos distrito e município de Cuamba, onde a situação até a passada sexta-feira parecia incontrolável.

Fontes governamentais que estão a monitorar esta calamidade disseram ao nosso jornal que a situação, embora se considere de estacionária, deixou muitas pessoas sem abrigo, depois de assistirem, imponentemente, as suas casas desabarem e a cobertura “sumir” por causa da força das águas.

Em Cuamba, por exemplo, o rio Muandá continua a fazer muitos estragos. As pontes construídas nos dois extremos da cidade de Cuamba não conseguiram suportar a força das águas, que submergiram as áreas situadas até à entrada da urbe, mais conhecido por controlo policial, uma zona atingida anualmente por situações semelhantes.

Do outro extremo do rio, a maior fábrica da província, Sociedade Algodoeira de Niassa, não escapou à força das águas. Parte do parque fabril e residencial foi atingida, provocando danos materiais de pequena monta. Situação idêntica foi vivida por pessoas cujas residências se encontram à volta daquela fábrica algodoeira.

As chuvas também cortaram as vias que ligam a cidade económica de Cuamba e a província da Zambézia, a partir do bairro municipal de Namutimba, complicando ainda mais as já difíceis condições de transitabilidade que se assistiam antes de iniciar o período chuvoso.

Até ao final de sexta-feira passada, a estrada Cuamba-Gúruè continuava intransitável devido a queda, por desabamento, duma ponteca. Igualmente, no mesmo período, a ligação entre Cuamba e Mecanhelas era feito de forma condicionada, também por arrastamento dos aquedutos.

Na outra entrada, no sentido Cuamba-Nampula, as águas galgaram a linha férrea e submergiram residências e machambas. Aqui, segundo fontes da construtora Gabriel Couto, os estragos incluem a danificação de parte da plataforma que já estava pronta para receber o pavimento, para além de outros materiais que, em consequência, são dados como não estando em condições para serem usados na obra.

Outros prejuízos estão relacionados com a morte e desaparecimento de alguns animais de criação, nomeadamente gado caprino, galinhas e patos, que igualmente foram arrastados pela fúria das águas.

Enquanto isso, uma fonte do governo distrital de Cuamba revelou à nossa Reportagem que as estruturas locais, apoiadas por uma missão multissectorial, estão já no terreno para avaliar a situação que permita a canalização dos apoios urgentes aos visados, enquanto outros esforços adicionais estão a ser feitos para que todas as pessoas afectadas, seus haveres e demais infra-estruturas danificadas sejam repostas.

RESPOSTA DO GOVERNO

Em contacto com o delegado provincial da Administração Nacional de Estradas, ANE, Fernando Dabo, ficamos a saber que decorrem neste momento trabalhos de emergência visando restabelecer o mais rapidamente possível as vias danificadas, com a contratação de empreiteiros para o efeito.

A nossa fonte revelou que mais estradas de Cuamba, incluindo a EN 13, estão intransitáveis. Referiu-se às estradas R657, que ligam a cidade de Cuamba ao posto administrativo de Etatara e Majije-Gúruè.

 “A R720, que liga a cidade de Cuamba e o distrito de Mecanhelas teve cortes em todos os seus meandros, pelo que, neste momento, não permite a a passagem de viaturas”, afirmou Dabo, para continuar, revelando o corte da R1120, que liga Etatara a Mepanhira e esta a Mecanhelas.

No que se refere à estrada-mãe, que estabelece trânsito entre as cidades de Lichinga e Cuamba, desta feita no troço Lúrio-Cuamba, no sentido Nampula-Cuamba, a via também foi afectada, mas a situação foi parcialmente resolvida.

“Em relação a este troço, o trânsito já foi reposto, mas de forma parcial”, acautelou Dabo, apontando, ainda, a N 13, onde a ponte mista ferro-rodoviária cedeu devido à erosão, deixando nas duas margens viaturas pesadas sem saber quando poderão transpor aquela infra-estrutura afectada pelo rio Muandá.

Sobre este último desafio, Dabo garantiu que o governo, através da ANE, mobilizou empreiteiros que estão a fazer trabalhos para permitir que as viaturas que se encontram nas duas margens do rio possam seguir os seus destinos.

“Pontualmente, estamos a fazer trabalhos de reparação de emergência no local afectado, enquanto esperamos que o nível das águas baixe para realizar um trabalho definitivo”, revelou o nosso interlocutor, que se congratula com a resposta que está a ser dada a esta situação inesperada.

É assim que o sector da Administração Nacional das Estradas se fez aos locais onde se verificaram os cortes para, em pouco tempo, criar condições para o restabelecimento da circulação normal dos cidadãos e seus bens.

As mesmas fontes, que temos vindo a citar, garantiram a disponibilidade do governo de ver a situação ultrapassada nos próximos tempos. “Os moçambicanos, por tradição, são solidários, pelo que o governo vai sempre contar com o apoio das populações e parceiros nacionais e internacionais na mitigação deste mal que grassa muitas famílias nesta altura do ano”, congratulou-se o administrador do distrito de Cuamba que, entretanto, considera o apoio prestado ainda insuficiente para a satisfação das necessidades das pessoas atingidas. 

André Jonas

andremuhomua@gmail.com

Você pode também gostar de:

1 comment

Invisible grille 23 de Fevereiro, 2024 - 14:58

I absolutely love your blog.. Very nice colors & theme. Did you build this web site yourself? Please reply back as I’m attempting to create my own personal site and would love to find out where you got this from or just what the theme is called. Cheers!

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana