Início » Crianças entregues a “lobos”

Crianças entregues a “lobos”

Por admin

O modo como as pessoas se comunicam mudou muito no mundo e consequentemente no nosso país, pois, nós não somos uma ilha. A velocidade dessa comunicação é de tal ordem que muitos cidadãos do planeta ainda nem se deram por isso.

Hoje em dia temos acesso a notícias praticamente em tempo real, o mesmo acontece com conversas on-line, seja através de textos como também com o auxílio da webcam. Na internet, temos acesso a praticamente tudo: informação imediata, cultura, entretenimento diversificado, conteúdos destinados ao público adulto, enfim, inúmeros segmentos. As redes sociais também reinam em Moçambique nestes vários segmentos.

Mas nem sempre a liberdade de percorrer caminhos diferenciados na internet, com segurança, realizando pesquisas, explorando conteúdos, acedendo a sites de relacionamentos, trabalhando na rede, entre outras tantas actividades que a internet oferece, é usada para melhores fins. Há gente má que anda por ali com intenções predadoras. Como as redes sociais são também usadas por crianças, há “lobos maus” caçando-as por todo o lado. Esses “lobos maus” são os pedófilos. Entregues, à sua sorte, pois os pais andam ocupados com “outras coisas da vida”, as crianças podem cair nas mãos destes predadores e tudo terminar mal.

Por isso, as crianças e adolescentes precisam de ser ensinadas formas seguras de uso da internet e serem orientadas a evitar meter-se em situações de violência on-line como humilhações, intimidações, chantagem, tentativa de violência sexual ou exposição forçada a fotos ou a filmes sensuais.

Por exemplo, os sites de relacionamentos estão entre os grandes vilões da internet. Muitos perfis falsos são criados com uma única finalidade: enganar. Muitas pessoas estão especializadas em aplicar golpes através da internet, e muitos destes golpes ocorrem pela ingenuidade da vítima. Os farsantes acabam criando vínculo com a suposta vítima e assim, conseguem além de roubar, muitas vezes até cometer crimes sexuais, e pior do que isso, assassinatos.

Se para os adultos a internet pode oferecer vários riscos, pensando, então, nas crianças, o risco aumenta ainda mais. Já faz tempo que as reportagens comentam sobre os crimes da internet, muitos deles ligados à pedofilia. Os pedófilos costumam usar sites de relacionamento para procurar as suas novas vítimas. Muitos deles se passam por crianças da mesma idade até chegar onde eles pretendem. Sites de pedofilia também são rotineiros, cada dia mais são descobertas novas páginas desse tipo de conteúdo.

É por isso que nos países mais desenvolvidos, o tema sobre segurança no mundo virtual começa desde pequeno, como matéria de sala de aula ou mesmo em forma de palestras e grupos de discussão. Temos que lembrar que se hoje a internet já é fundamental na nossa vida, daqui alguns anos ela será indispensável e todos estarão nela conectados.

Assim, ensinar a lidar com a internet e seus males precisa de começar na infância, seja na escola ou em casa mesmo. Nós, adultos, precisamos de nos reeducar nesta matéria. Precisamos de estar sempre atentos aos acontecimentos e às pessoas que nos rodeiam na rede. As crianças precisam de ser educadas a saber lidar com essa tão preciosa arma.

Nestes casos, os pais são aconselhados a manterem o computador num lugar em que possam ver o que as crianças estão a ver e/ou a fazer. São aconselhados a conversar bastante com os seus filhos, explicando às crianças os assuntos que lhes despertam interesse. Assim, elas não terão curiosidade em procurar na internet esse tipo de assuntos.

Os pais deverão também limitar os horários de acesso à internet às crianças e incentivar o uso da internet para pesquisas, estudo e aprendizagem de matérias escolares.

domingo apresenta nas páginas seguintes uma reportagem sobre o uso das redes sociais por parte de crianças e adolescentes no país, tendo como foco, algumas escolas da cidade de Maputo.

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana