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Call Center atende 961 chamadas

Por admin

O serviço disponibilizado pelo Ministério da Saúde, designado Call Center, para responder aos casos de acidentes de viação durante a Quadra Festiva, e que deve terminar amanhã, atendeu 961 chamadas de todo o país, nos dias 31 de Dezembro e 1 de Janeiro. Só no dia 31 de Dezembro o fluxo de chamadas foi de 616 chamadas, das quais seis estavam relacionadas com acidentes de viação (três aconteceram na cidade de Maputo) e culminaram com o accionamento de ambulâncias.

Aliás, uma parte das chamadas recebidas no Call Center (através do número 115) era de pessoas curiosas que queriam comprovar se a linha funcionava ou não. Outros davam indicações de ter ocorrido um acidente em local determinado, enquanto se tratava de um trote, as ambulâncias chegavam e descobriam que era uma brincadeira.

Enquanto isso, no dia 1 de Janeiro foram atendidas 345 chamadas, das quais sete eram de acidentes de viação, que aconteceram em Maputo (4), Quelimane, Nampula e Nacala-Porto com um acidente para cada. “Tivemos situações de a ambulância chegar enquanto a vítima já foram socorridas, isto porque as pessoas ainda não acreditam nesses serviços”, disse Ivandra Magaia, do Call Center.

O nosso jornal apurou que ao todo onze ambulâncias estão distribuídas ao longo da Cidade e Província de Maputo, sendo que nos outros pontos do país usam-se as ambulâncias do Sistema Nacional da Saúde. “O serviço termina no dia 5 de Janeiro, respondemos para casos de acidentes de viação. Por ser um programa novo e inovador as pessoas não estão habituadas e falta um trabalho de sensibilização da sociedade, sem contar com o atraso na divulgação do número”, referiu Ivandra Magaia.

Angelina Mahumane
vandamahumane@gmail.com

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