Início » SAÚDE: Você acorda com um sabor amargo na boca?

SAÚDE: Você acorda com um sabor amargo na boca?

Por Idnórcio Muchanga

Talvez você já tenha passado por isso alguma vez: levantar pela manhã e sentir um sabor amargo na boca. Por que isso acontece? É mais comum do que você imagina. Em certas ocasiões, é indicativo de uma má alimentação, acúmulo de bactérias, entre outros.

A simples realidade é que quase todos nós levantamos com um sabor estranho na boca; a nossa línguaacumula uma série de bactérias armazenadas durante a noite que provocam esse sabor amargo na boca, algo que incomoda em especial quando acordamos junto com o nosso parceiro.

É normal, mas os médicos dizem que, em certos casos, este sabor amargo na boca pode estar associado a algum tipo de doença.

Geralmente é produzido por bactérias anaeróbias, que estão atrás da língua e segregam pequenas quantidades de enxofre.

Mas a sinusitetambém torna a mucosa nasal mais sensível, o que a faz liberar várias secreções. Na verdade, a mucosa nasal é rica em proteínas e proporciona um bom alimento para as mesmas bactérias que mencionamos antes. Estas multiplicam-se e aparecem em maior quantidade, por isso produzem mais enxofre, originando esse sabor ruim na boca. Entretanto, tem também o esófago que, caso ele esteja inflamado, pode fazer você sofrer de acidez. A digestão fica mais difícil. Esta acidez alimenta novamente as bactérias da nossa língua, e o sabor será especialmente ácido. Problemas no fígado, um órgão que cumpre a função essencial de limpar o nosso organismo de toxinas, de elementos nocivos e prejudiciais, além de cumprir outros mecanismos essenciais na metabolização de enzimas, também podem estar na origem do problema.

SOLUÇÕES:

O melhor, sem dúvida, é recorrer a alimentos que nos ajudem a desintoxicar o corpo. Para isso, seria conveniente realizar as seguintes acções: começar o dia comendo um dente de alho em jejum. Se o consumo for constante, nos beneficiaremos do maior desintoxicante natural que existe. Não deixe de experimentá-lo. Um suco desintoxicante para jantar: lembre-se de que esta simples receita deverá ser tomada durante o jantar por, pelo menos, 8 dias seguidos no mês. Ingredientes: uma beterraba, um dente de alho, o suco de meio limão, um raminho de salsinha e uma colher de chá de mel. Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata até ficar bem homogéneo. O suco ajudará a limpar o corpo, eliminar toxinas e bactérias, e tirar o sabor ruim da boca. Experimente!

Fonte: Melhor com saúde

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana