Início » Nunca deixe pedaço de cebola para dia seguinte

Nunca deixe pedaço de cebola para dia seguinte

Por admin

Texto de Bento Venâncio e Fotos de Inácio Pereira

Um clamoroso apelo às donas de casa: “por favor, nunca deixem cebola cortada e consumi-la dia seguinte”. Bastante apreciada na culinária, a cebola pode ser nociva devido à acumulação de bactérias que, uma vez no organismo, causam intoxicação.

Em 1919, em plena gripe espanhola, milhões de pessoas morreram. Os camponeses foram as principais vítimas. Vendo que morriam aos magotes, um médico pneumologista decidiu visitá-los nas machambas .

Para a sua surpresa, o zeloso pneumologista encontrou camponeses que não contraíam a gripe, apresentando um estado de saúde impecável. Todos estavam muito saudáveis.

Perguntou então o que estavam fazendo para se protegerem da gripe. Resposta: “colocamos uma cebola cortada (com casca) em pratos e distribuímos nos quartos das nossas casas”!

O pneumologista teve a maior surpresa da vida dele. Pediu duas cebolas usadas pelos camponeses e em seguida colocou-os no seu microscópio. Resultado: centenas de bactérias da gripe estavam ali acumuladas.

Explicação: as cebolas são um ímã enorme para as bactérias, especialmente as cruas.

Ou seja: atraídas pela cebola, as baterias da gripe deixavam de atacar as pessoas.

Surge daqui o nosso apelo: nunca mantenha cebolas cortadas para serem usadas no dia seguinte, mesmo que quando colocadas em sacos fechados, herméticos ou na mesmo na geleira. Seu consumo deve ser imediato. O que não foi capaz de usar, deite fora!

Por outras palavras quando exposta por horas, a cebola se torna altamente venenosa, mesmo depois de uma noite única, e cria bactérias tóxicas. Estas bactérias podem causar infecções do estômago (por causa de secreções biliares em excesso) e intoxicação alimentar.

A OUTRA FACE DA MOEDA

O Homem, criatura inteligente que é, verificou que a cebola atrai facilmente as bactérias e procurou, desde logo, encontrar uma forma de tirar vantagem da situação, trazendo benefícios para a sua saúde. Queria inverter o cenário.

Foi quando doentes com feridas ou com furúnculos passaram a ser tratados com base em gel preparado com suco de cebola. Explicação: as bactérias são atraídas pelo suco , “fugindo” da ferida, o que facilita a cicatrização.

Afinal o mel pode ser aplicado nas feridas porque tem a mesma propriedade: tal como a cebola contem oligossacarídeos (açúcares) que atraem as bactérias, deixando as feridas limpas e sãs.

Doentes com furúnculos podem fazer o mesmo tratamento.

O Homem descobria, deste modo, que acebola possui altopoder desinfectante eanti-inflamatório, eliminando parasitas causadores de putrefacções e focos purulentos, e expulsando os agentes nocivos da região afectada.

Nas infecções de garganta, a cebola exerce igual “papel” atrai as bactérias, eliminando, assim, catarros, rouquidão e até afonia. Agora todos já percebemos por quê razão preparamos “xarope” de cebola ou de limão quando tempos tosse ou mesmo gripe.

Para além de anti-inflamatória, a cebola evita o aumento do colesterol, reduz os níveis de triglicerídeos e estimula o sistema imunológico (as defesas do organismo).

Por outro lado, repleta de diversos agentes anti-cancerígenos, está especificamente associada à inibição do cancro de estômago.

Segundo o médico pneumologista moçambicano, Joaquim Pondo, que trabalha no Hospital Central de Maputo, quando aquecida, a cebola perde as suas propriedades. “deve-se tomar cuidado para não queimar”, explica.

Entretanto, como é rica em  enxofre, pessoas com tendência a ter gases devem consumi-las com moderação.

A exemplo do alho, a cebola contém óleo essencial de enxofre que participa em diversas combinações orgânicas, em especial nas sulfamidas que com a penicilina constituem um meio mais eficaz de combater as enfermidades infecciosas.

Pelo facto de ser um poderoso anti-oxidante, a cebola protege o organismo de doenças e do envelhecimento precoce. Segundo o pneumologista  moçambicano Joaquim Pondo as substâncias antioxidantes “varrem” os radicais livres das células, evitando a  destruição das  células.

O nosso entrevistado explicou que o facto de possuir  oligassacarídeos (açúcares), a cebola retém bactérias. É o que acontece com o mel na ferida, por exemplo. As baterias são atraídas pelo açúcar que passa a alimentar a bactéria.

A nível do intestino a cebola faz o mesmo. Atraí bactérias ao nível do cólon, causando efeito laxativo.

Para doentes diabéticos o suco de cebola reduz complicações.

Alho e cebola: “dupla”

perfeita para a saúde

Pesquisas comprovam que o alho e a cebola trazem inúmeros benefícios à saúde.   A combinação alho-cebola aumenta a produção de duas enzimas responsáveis por derrubar os níveis de colesterol.

E os benefícios não param por aí. Uma dieta rica em alho e cebola é também arma indispensável no combate ao cancro de próstata.

A cebola e o alho têm o selénio, poderoso antioxidante que fortalece o sistema imunológico e afasta o risco de tumores. Os dois também são ricos em vitamina C, outro agente anti-oxidante que combate infecções e aumenta as defesas do nosso organismo. Além disso, o alho e a cebola possuem boas doses de vitaminas do complexo B, importantes para combater o stress e o desânimo.

Deste modo, a cebola e o seu “parente”, o alho, são fundamentais para a saúde humana, particularmente no combate às gripes e resfriados. Com eles, as vias respiratórias se mantêm abertas e descongestionadas.

Como já vimos (ler Reportagem), o alho e a cebola são ricos em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas. Por isso, é um óptimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral.

O alho reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite, podendo ser consumido junto a antibióticos. Além disso, a “dupla” contém vitaminas A, C e E, nutrientes que reforçam o sistema imunológico.

Quem sofre com a diabetes, com as altas taxas de açúcar no sangue, pode se valer desta “dupla”. A cebola carrega uma substância chamada glucoquinina (espécie de insulina vegetal) que, se consumida, ajuda no controle da diabetes.

Para melhor absorção da tal glucoquinina, o indivíduo pode consumir a cebola batida em sucos naturais, já que ela liberta essa substância quando é triturada. A cebola pode ser acrescentada a outras receitas de sucos com vegetais, inclusive, como laranja com rúcula ou cenoura, misturas ricas em vitaminas e nutrientes.

ALHO: SANTO REMÉDIO

O uso contínuo previne o cancro no trato gastrintestinal e doenças cardíacas. O alho é antiviral, antioxidante (evita o envelhecimento por exposição ao sol, combatendo radicais livres) e tem acção antibiótica.

O alho pode ser usado para refogar alimentos. Mas não o deixe queimar, porque assim ele perde as suas propriedades.

Outra dica é colocar um dente de alho dentro do pote de azeite que você utiliza diariamente nas saladas. Ou então, o leitor pode esmagar um dente de alho em um copo de 200 ml de água, deixar agir por umas horas e depois tomar a água. Um santo remédio!

Alguns benefícios do alho e cebola

Ajuda a combater infecções bacterianas e fúngicas

  • Aumenta a longevidade
  • Reduz os riscos de enfarte
  • Favorece o bom funcionamento do sistema imunológico
  • Reduz a glicose sanguínea
  • Combate bactérias e vírus
  • Ajuda na prevenção do cancro
  • Melhora a qualidade de vida

Nota: Para que estes benefícios sejam visíveis, o consumo de alho e cebola deve ser diário.

Bento Venâncio

Fotos de Inácio Pereira

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana