Início » Inhambane empenhada na alfabetização de adultos

Inhambane empenhada na alfabetização de adultos

Por admin

Com perto de um milhão e quatrocentos mil habitantes, na sua maioria iletrados, a província de Inhambane conta com mais de setenta e duas mil pessoas frequentando, este ano, as aulas de Alfabetização e Educação de Adultos.

Para a escolarização destas pessoas, foram criadas na província 230 unidades que congregam 1468 centros de Alfabetização e Educação de Adultos.

Para assegurar o processo de leccionação neste subsistema de ensino, estão disponíveis na província mil, 544 alfabetizadores.

Na sua maioria, os alfabetizandos deste ano são mulheres. Ao que tudo indica, mesmo com as campanhas de sensibilização em curso nos diversos distritos da província, os homens continuam a não dar importância às aulas de alfabetização e educação.  

Apesar desta resistência, o chefe de Planificação na Direcção Provincial de Educação em Inhambane diz prosseguir o trabalho de mobilização na perspectiva daqueles quebrarem o aparente complexo de superioridade.

 “Nos distritos onde existem rádios comunitárias também são divulgadas mensagens de género”, sublinhou Teixeira Chamusso, chefe de planificação na Direcção Provincial de Educação em Inhambane, até porque, “o desafio é ver todas as pessoas letradas, pois um indivíduo alfabetizado, consegue ler, fazer contas e interpretar os fenómenos”.  

Refira-se que na província de Inhambane, estão em implementação três programas de Alfabetização nomeadamente regular, família sem analfabeto – PROFASA e Alfa Lite.

Aminosse Moisés

 

Você pode também gostar de:

1 comment

Mummy tummy tuck Perth 16 de Outubro, 2023 - 3:46

What i do not understood is in fact how you’re no longer really a lot more well-preferred than you may be now. You’re so intelligent. You already know thus significantly when it comes to this matter, made me in my view believe it from a lot of various angles. Its like men and women are not fascinated except it is something to do with Girl gaga! Your individual stuffs outstanding. All the time handle it up!

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana