Início » Estatuto do Enfermeiro a caminho do Parlamento

Estatuto do Enfermeiro a caminho do Parlamento

Por admin

O Governo encaminhou o Estatuto do Enfermeiro à Assembleia da República para discussão e aprovação. Olga Novela, Chefe do Departamento de Enfermagem no Ministério da Saúde (MISAU) disse ao domingo que este é o melhor presente que a classe recebeu em pleno mês do enfermeiro.

“O Estatuto do Enfermeiro foi o melhor presente que recebemos do Governo”, disse Olga Novela, salientando que, uma vez aprovado, servirá para regulamentar a formação e exercício profissional.

“A figura de Conselho de Enfermagem, que faz parte do estatuto, é um instrumento regulador, vinculador, e que há muito vinha fazendo falta para maior responsabilização da classe no seu desempenho”, disse a nossa entrevistada.

Com encaminhamento do estatuto ao Parlamento, o Executivo dá um importante passo ao encontro das preocupações dos profissionais de Saúde, meses depois de aprovar o Estatuto do Médico e de implementar diferentes modelos de melhoria salarial.

Novela sublinha que, a par destas iniciativas, devem ser criadas melhores condições de trabalho, devendo o Governo empenhar-se, também, na contínua formação do enfermeiro.

“ Estamos perante o desafio de melhorar a qualidade do serviço de enfermagem, urgindo, deste modo, investimento em capital humano”, defendeu, ressalvando: “investir na enfermagem não é perder dinheiro”.

Moçambique, com um total de 11 800 enfermeiros, possui ainda baixo rácio de atendimento hospitalar.

Nas zonas rurais um enfermeiro está para cinco mil habitantes. Nas cidades o rácio é de um para 1600.

O rácio tem impacto negativo sobre os serviços prestados nas unidades sanitárias, onde um único enfermeiro atende, por vezes, 50 ou mais camas.

Fotos de Carlos Uqueio

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana