Início » DICAS DA VOVÓ: É preciso cobrir a roupa íntima pendurada no estendal

DICAS DA VOVÓ: É preciso cobrir a roupa íntima pendurada no estendal

Por Idnórcio Muchanga

‒vovó Alda Chemane, residente em Maputo

A educação da rapariga envolve uma série de regras. Trata-se de conhecimentos que são transmitidos de geração em geração, por pessoas experientes, maduras… No meio de tanta matéria por tratar, o domingo traz para esta edição dicas da vovó Alda Chemane, dirigidas às adolescentes, especialmente as que cumprem o período menstrual pela primeira vez. A conversa foi em torno de: 1) Como se comportar durante a menstruação; e 2) “Que cuidados se deve ter com a roupa íntima?”. Com efeito, questões relativas à higiene e comportamento foram aqui tratadas.

A vovó Chemane começou por dizer que, ao primeiro sinal de início de menstruação nas adolescentes, a mãe deve dirigir-se à filha e orientá-la com as seguintes palavras: “Minha filha, tu hoje viste o período. Isto não é uma doença, mas sim significa crescimento. A partir de hoje, se ‘brincares’ com rapazes, poderás ficar grávida”. Na verdade, continuou a avó Alda, torna-se importante fazer o acompanhamento da vida desta adolescente. Mas é aos 18 anos que ela vê como o momento certo para agigantar o olhar sobre as jovens. “Na minha opinião, deve ser encaminhada ao Planeamento Familiar, mas sem que isto signifique que ‘as portas’ estão abertas para a actividade sexual. É mesmo por uma questão de precaução”, ressalva. Tamanha desconfiança advém do facto de, actualmente, “os namoros terem como palco os quartos. E tudo acontece no período nocturno. Nos nossos tempos, a ‘nossa noite’ era ir à matiné, que iniciava às 15.00 horas e terminava às 18.00h. Até às 19.00h estávamos dentro de casa”.

Entretanto, conforme reza a nossa proposição, tocar nos aspectos relativos à higiene mostrou-se também fundamental. Para a vovó Alda, durante o período menstrual, a mulher deve vigiar-se a todo o instante. “Às primeiras horas da manhã, deve fazer o seu banho. Ainda assim, por volta 11.00h do mesmo período, proceder à mudança do penso higiénico. E mais: a adolescente/mulher deve andar com uma capulana na mochila. Isso é fundamental, para esconder alguma mancha que acidentalmente possa aparecer no vestuário”. E para não deixar a roupa íntima encardida, “aos fins-de-semana, deve mergulhar a roupa íntima no javel e, posteriormente, pendurá-la ao sol. Mas não deve ficar exposta. É preciso cobrir com uma capulana a roupa íntima pendurada no estendal”.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana