Início » Aumentam mulheres ligadas às tecnologias

Aumentam mulheres ligadas às tecnologias

Por admin

O Ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Louis Pelembe, revelou durante uma palestra por ocasião da celebração do Dia da Mulher, comemorado este mês,que tem estado a aumentado o número de mulheres que engrenam na carreira de investigação científica, contribuindo assim para a utilização da ciência e tecnologia, bem como para a inovação como principal ferramenta no combate à pobreza no país.

Na circunstância, Pelembe referiu que a instituição que dirige, por sinal organizadora da cerimónia, tem contribuído para a consolidação das conquistas da mulher que ali labora, através da formação, atribuição de bolsas de estudos e fundos para a sua participação na investigação científica, entre outras actividades.

Para o ministro, “a participação das mulheres na ciência, nas artes, na vida política e no mercado de emprego evidencia a evolução da sua competência técnica e a necessidade de fortalecermos a autonomia delas no debate sobre a agenda de desenvolvimento do país”.

O debate contou com a participação de diversas mulheres, especialmente as que estão ligadas ao MCT.

Em conversa com Victória Langa de Jesus, directora Executiva do Fundo Nacional de Investigação (FNI), uma instituição tutelada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, ela reforçou que nesta instituição“a mulher não é fragilizada” uma vez que também goza dosmesmos direitos que os homens.

“O nosso dia-a-dia no Ministério da Ciência e Tecnologia é muito bom, aqui não existem tarefas direccionadas somente a um sexo e muito menos postos ocupados exclusivamente por homens”, disse.

Adiante, Victória Langa afirmou, igualmente, que o FNI tem recebido projectos bem concebidos, da área de tecnologia, feitos por mulheres.

Temos estado a receber um crescente número de projectos ligados a tecnologia feitos por indivíduos do sexo feminino. Isso é muito bom, porque prova que elas também são boas nessa actividade e incentiva a adesão de outras mais”.   

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana