Início » “Aro” aloca 500 mil dólares para agro-acampamento

“Aro” aloca 500 mil dólares para agro-acampamento

Por admin
A Agência de Desenvolvimento e Empreendedorismo (ADE), um braço económico da Associação Aro Moçambique, prevê desembolsar cerca de 500 mil dólares norte-americanos para a implementação da segunda fase do projecto agro-acampamento, que arrancou há dias, no Posto Administrativo de Changalane, no Distrito de Namaacha, Província de
Maputo.

A iniciativa que será desenvolvida numa área de 50 hectares, repartida em um hectare para cada estudante, conta com a parceria da Majoi Agro Services e o Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA).
O programa prevê que os jovens estudantes explorem seus conhecimentos na área de produção agrária para o desenvolvimento do sector no país.
O agro-acampamento contempla vários blocos, como sala multiuso para refeitório e secções de treinamento, dormitório com vinte camas, sala de frio para conservação dos produtos, sala de visita, escritórios, estacionamento de viaturas, entre outros compartimentos.
Espera-se que a juventude olhe para a agricultura como fonte de rendimento, de empregabilidade e de auto-emprego.
Presentemente, a comunidade do povoado de Alto Enchiza, no Posto Administrativo de Changalane, esta a desbravar o local onde será instalado o empreendimento.
O espaço foi cedido pelos residentes daquela zona, na esperança de no futuro próximo serem recrutados para exercer algumas actividades naquele agro-acampamento, uma vez que maior parte daquela população nunca trabalhou.
Decorre igualmente um estudo que visa definir o sistema de regadio de água potável, na identificação dos pontos de captação, tipo de sistema de irrigação, que também vai beneficiar a comunidade.
Espera-se que o projecto venha criar emprego para o desenvolvimento de sector agrário naquela localidade.
Dados em nosso poder indicam que os mercados que o agro-acampamento conseguiu “conquistar” superam a capacidade de produção da área disponibilizada.
Os jovens estudantes serão expostos a um treinamento prático de produção agrária dentro de doze meses há um ano de acordo com a cultura de cada um.
Joel Inácio Cossa, Director-geral da Majoi Agro Services, garantiu que na fase inicial aquela instituição de ensino e aprendizagem vai produzir culturas com maior aceitação no mercado, designadamente milho, hortícolas, entre outras culturas.
“Já temos mercado garantido para a cultura de alho e com um contrato de cinco anos rubricado com uma empresa nacional”.
Por sua vez, Basilino Salvador, chefe de Departamento de Agro-processamento do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), disse que os estudantes dedicados que depois de terminar o curso, optarem em abraçar área agrícola terão financiamento para iniciar os seus projectos.
“Além disso a FDA vai financiar a capacitação dos estudantes, alojamento, transporte do material. Contribuímos neste projecto com seis milhões de meticais.”
Segundo Policarpo Tamele, presidente da Agência de Desenvolvimento e Empreendedorismo, numa primeira estas organizações desembolsaram cerca de 180 mil dólares norte-americanos. “Nesta segunda fase, já temos disponível 75 por cento. Só esperamos que Assembleia da República aprove Orçamento, os parceiros podem não dar em valor monetário mas em espécie.”

Você pode também gostar de:

1 comment

UFABETทางเข้าเว็บไซต์แม่ 18 de Janeiro, 2024 - 6:35

I blog quite often and I genuinely appreciate your information. The article has really peaked my interest. I am going to book mark your site and keep checking for new information about once a week. I opted in for your Feed too.

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana