Início » Nyusi elege Educação para pilar de desenvolvimento

Nyusi elege Educação para pilar de desenvolvimento

Por admin

O candidato da Frelimo às eleições presidenciais, Filipe Jacinto Nyusi, propôs que a Educação seja o ponto de partida para o incremento global do desenvolvimento social e económico de Moçambique.

Com o crescimento e qualidade deste sector, segundo o candidato da Frelimo, outras áreas como do emprego, da habitação e de transporte podem-se desenvolver em cadeia, conforme pretende preconizar no manifesto eleitoral a apresentar proximamente, com vista às eleições do dia 15 de Outubro.

Filipe Jacinto Nyusi considera o fomento habitacional para os jovens, o transporte público de passageiros e a melhoria qualitativa do funcionamento das instituições públicas, como alguns dos principais pilares de desenvolvimento social e económico e que vão nortear a sua governação.

Para que tudo isso aconteça, o candidato da Frelimo defende como prioridade básica a necessidade de consolidação da unidade nacional e do culto de valores de auto-estima que os moçambicanos devem assumir diariamente no exercício das suas actividades.

O candidato da Frelimo que tem estado a colher percepções de camadas sociais diferentes, nas províncias de Gaza e Inhambane, disse que tenciona incrementar uma educação de qualidade que se baseie na sua expansão, no melhoramento da condição social do professor, na educação inclusiva e no ensino bilingue, através da valorização das línguas nacionais em áreas diversificadas do saber, bem como a disseminação cada vez crescente do uso das novas tecnologias de comunicação e informação na investigação e trabalho. 

Segundo Filipe Nyusi, consta das suas prioridades a transformação das universidades em centros de produção de conhecimento, através do qual se possa solucionar os problemas socioeconómicos das comunidades locais. Considerou que só desta forma se vai continuamente promover habilidade para o emprego diversificado, incentivando-se o empreendedorismo no seio da juventude baseada na inovação, que possa transformar os jovens em futuros cientistas e criadores de centros de emprego e que promova o verdadeiro empresariado nacional”, disse Filipe Nyusi.

Com vista a garantir o direito e os deveres de habitação condigna aos moçambicanos, o candidato da Frelimo diz que vai incluir no seu manifesto eleitoral um plano estratégico equilibrado de desenvolvimento de habitação em zonas urbanas e rurais para que se evite desigualdades nas províncias e autarquias. Temos que melhorar a habitação para permitir que a juventude dê a sua participação em tarefas de desenvolvimento social e económico do país”, disse Filipe Jacinto Nyusi.

Aos projectos mencionados, juntam-se o incremento do modelo justo de transporte colectivo urbano e rural, bem como a restituição do transporte de cabotagem para a movimentação de pessoas e bens.

“Todas estas acções só podem ser desenvolvidas com eficiência se melhorarmos a qualidade de funcionamento das nossas instituições públicas e privadas, desencorajando o exercício da burocracia e da corrupção”,rematou Filipe Jacinto Nyusi.

Na província de Gaza, o candidato da Frelimo reuniu-se com as populações, com quadros do seu partido e diferentes camadas sociais, tendo, igualmente, visitado locais históricos em Chókwè, Mandlakadzi, Xai-Xai e Chibuto. 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana