O candidato da Frelimo às eleições presidenciais de Outubro próximo encontra-se, desde ontem, em Quelimane, província da Zambézia, para manter contactos com membros, militantes, simpatizantes do seu partido e a população em geral para se apresentar dialogar e falar do seu projecto de governação baseado em três pilares: coesão nacional, desenvolvimento sustentável e solidariedade social.
À sua chegada, Filipe Nyusi foi recebido por milhares de simpatizantes e militantes do partido Frelimo que ao som dos ritimos locais desejaram boas-vindas ao candidato, como sinal de que o povo da Zambézia se identifica com o seu projecto de governação.
Filipe Nyusi disse a jornalistas que escalava aquela província para transmitir a esperança de desenvolvimento daquela província em vários aspectos, bem como dialogar e auscultar as preocupacoes da populacao tendo em vista a elaboracao de um plano especfico para o desenvolvimento daquela regiao.
“Temos que vincar e exortar a população da Zambézia no sentido de que temos que continuar unidos porque a unidade é necessária para o desenvolvimento do país. Toda a gente que pensa que pode desenvolver o país num ambiente de desunião, está redondamente enganada”, disse Filipe Nyusi sublinhando que Zambézia é uma terra que com forte potencial para contribuir para o desenvolvimento de Mocambique.
Acrescentou que a mensagem principal que leva para a população da Zambézia é de confiança na mudança, desenvolvimento sustentável, bem como a necessidade da preservação da paz, coesão e unidade nacional para o crescimento sócio económico do país.
Em seguida, o candidato da Frelimo participou numa cerimónia tradicional de evocação de espíritos locais, antes de rumar para a localidade de Namacata, distrito de Nicoadala, onde foi depositar uma coroa de flores na campa do general Bonifácio Gruveta Massamba, a quem considera um modelo inspirador.
Depois de render homenagem a Gruveta, o candidato da Frelimo orientou um comício popular no campo de Micajune, cidade de Quelimane, tendo apelado aos zambezianos para terem esperança no desenvolvimento da província, potenciando entre outras actividades a agricultura e o turismo.
“Estou aqui para transmitir a esperança de que esta terra pode alavancar Moçambique para outros patamares. Esta província tem tudo, a agricultura, turismo e diversidade desportiva e cultural, portanto, tem tudo para avancar”, disse Nyusi.
Na Zambézia, Filipe Nyusi vai escalar ainda os distritos de Quelimane, Nicoadala, Milange, Gúruè, Íle, Maganja da Costa e Mocuba onde tem agendado encontros com quadros do partido a vários níveis, organizações sócias da Frelimo, congregações religiosas e diferentes grupos profissionais.
Nesta deslocação à província da Zambézia, Nyusi faz-se acompanhar do membro da Comissao Politica da Frelimo, Carvalho Muária, entre outros quadros seniores com destaque para Leonardo Simão, antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros no governo de Joaquim Chissano.