Início » Hoje é Dia da Mulher Moçambicana

Hoje é Dia da Mulher Moçambicana

Por admin

Por ocasião da data, o Presidente da República, Armando Emílio Guebuza, irá dirigir as cerimónias de deposição de uma coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos, em Maputo, ao que se

 seguirá o lançamento do livro Memórias do Destacamento Feminino, acto que terá lugar no Centro de Conferências Joaquim Chissano.

Segundo soube domingo junto de Elisa Amina Amisse, Secretária para Área de Educação, Formação de Quadros na Organização da Mulher Moçambicana (OMM), para além das actividades acima referidas far-se-á o encerramento dos ciclos de palestras que vinham tendo lugar, orientados para temáticas referentes aos 46 anos da criação do Destacamento Feminino (DF), 42 da morte de Josina Machel e 40 da criação desta organização social do partido Frelimo.

O objectivo do ciclo de palestras que ora termina, de acordo com Elisa Amisse, é trazer à ribalta e ao conhecimento dos cidadãos, sobretudo as camadas juvenis, os feitos das mulheres combatentes que participaram na epopeia da luta de libertação nacional.

Relativamente ao livro que será hoje lançado sabe-se que é da autoria de Benigna Zimba, docente universitária, no qual, para além de depoimentos, está devidamente ilustrado por fotografias das mulheres que fundaram o Destacamento Feminino, durante o decurso da luta armada, entre as quais destacam-se Deolinda Guezimane, Marina Pachinuapa, Paulina Mateus, entre outras.

Nesses depoimentos as mulheres relatam o percurso percorrido e as diferentes facetas pelas quais passaram, deste os campos de Nachingwea, Bagamoyo, Tunduro, zonas libertadas.

Recorde-se que as celebrações do mês da mulher iniciaram no passado dia 4 de Março com as comemorações do Dia do Destacamento Feminino.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana