Início » Trocas comerciais ascendem a 120 milhões de dólares

Trocas comerciais ascendem a 120 milhões de dólares

Por admin

Uma delegação de empresários turcos li­gados ao sector de produção e distribuição de material eléctrico, electrónico e de electro­domésticos encontra-se em Moçambique para se inteirar das oportunidades de negócio que o País oferece nesta área.

Para o efeito, a delegação manteve na pas­sada quinta-feira, um encontro com a classe empresarial moçambicana, com vista a firmar parcerias e identificar possíveis distribuidores dos seus produtos no País.

Na abertura do evento, a embaixadora da Turquia em Moçambique, Aylin Tashan, referiu­-se às boas relações de cooperação e económi­cas entre os dois países como uma das razões que motivou a vinda desta delegação da sétima maior economia da Europa e uma das 20 maio­res do mundo.

Por exemplo, “o volume das trocas co­merciais entre os dois países tem aumentado substancialmente nos últimos anos, sendo que a Turquia faz parte da lista dos 10 maiores in­vestidores em Moçambique”, disse a diplomata.

Mais adiante, Aylin Tashan revelou que o volume das trocas comerciais entre Turquia e Moçambique ascendeu, em 2015, aos 120 milhões de dólares norte-americanos, contra cinco milhões, em 2003.

Por seu turno, Eduardo Sengo, porta-voz da Confederação das Associações Económi­cas de Moçambique (CTA), considera oportuna a presença desta delegação no País na medida em que “Moçambique se apresenta como um mercado promissor pois ainda precisa de dar um passo quantitativo e qualitativo na área eléctrica, electrónica e de electrodomésticos”.

Importa realçar que a CTA tem apostado na vinda de missões empresariais estrangei­ras ao País como forma de atrair investidores e, por via disso, criar mais postos de trabalho e impulsionar o desenvolvimento económico e social.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana