Moçambique já enfrenta a quarta vaga da pandemia da covid-19 que se mostra com um padrão diferente comparativamente às anteriores. A taxa de positividade nunca esteve tão alta.
Os indicadores tendem a crescer a cada dia, desde o início do mês de Dezembro. Na semana finda o país registou o recorde de casos positivos notificados num dia. Foram 4.947 casos positivos notificados num universo de 11.500 amostras testadas em 24 horas. O número representa o dobro de casos diários registados no pico da terceira vaga.
De segunda-feira a sexta-feira são contabilizados 18.685 novas infecções.
Aliás, se no pico da terceira vaga a taxa de positividade atingiu 35 por cento, actualmente, sobretudo nas últimas duas semanas, este indicador situa-se em mais de 40 e 50 por cento.
O agravamento dos indicadores se refletiu também no número de internamentos e óbitos. Depois de três meses de abrandamento da pandemia no país, de segunda-feira para sexta-feira 247 indivíduos deram entrada nos centros de Internamento e tratamento da covid-19 e 38 perderam a batalha para a doença.
Segundo projecções do Ministério da Saúde (MISAU), o cenário pode vir a piorar nos próximos dias. É que, comparativamente às vagas anteriores, a taxa de reprodução da transmissão, ou seja, a capacidade que uma pessoa infectada tem de transmitir o vírus para outras pessoas subiu de duas para sete. Se nas vagas anteriores a média de novas infecções era de uma para duas pessoas, desta vez é de seis a sete novas infecções. Uma situação que segundo indicações do MISAU poderá acelerar o pico desta vaga. Leia mais…