Início » PM defende o uso da tecnologia para o desenvolvimento sustentável

PM defende o uso da tecnologia para o desenvolvimento sustentável

Por admin

O Primeiro-ministro (PM), Alberto Vaquina, disse ontem, em Maputo, que a ciência, tecnologia, inovação e a educação constituem plataformas determinantes na dinamização do desenvolvimento sustentável e inclusivo dos países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

É sabido que a ciência, tecnologia e a educação oferecem um enorme potencial para a melhoria da qualidade de vida dos nossos povos, quer através da preparação adequada dos recursos humanos ou da oferta de soluções tecnológicas apropriadas que permitam aos países explorar, de forma cada vez mais sustentável, os seus recursos naturais”, disse Vaquina.
O primeiro-ministro falava na abertura da Reunião Conjunta dos Ministros da Ciência e Tecnologia, Inovação e Educação da SADC que, entre vários objectivos, vai servir para criar o ambiente necessário para a renovação de compromissos multilaterais no âmbito do protocolo assinado em Agosto de 2008 na África do Sul, entre as partes.

O protocolo visa promover o desenvolvimento e harmonização de políticas na área da ciência, tecnologia e inovação da região, por isso a reunião emerge para “retomarmos a discussão dos documentos orientadores da organização, bem como deliberarmos sobre as iniciativas que estão a ser levadas a cabo pelo secretariado, no quadro da implementação do protocolo”.
Neste sentido, Vaquina exortou aos países que ainda não tenham concluído o processo de ratificação e depósito dos respectivos instrumentos para que o façam de forma célere, de modo a se tornar efectiva a implementação do mesmo.
O evento teve início, segunda-feira, através de uma reunião de peritos com objectivo de preparar os documentos a serem discutidos no encontro ministerial.
De entre vários assuntos, os Ministros vão se debruçar sobre o Projecto de Plano Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação da SADC, a Proposta da Carta da SADC sobre Mulher na Ciência, Engenharia e Tecnologia e o Projecto do Quadro de Mudanças Climáticas para Ciência, Tecnologia e Inovação da SADC e respectivo Plano de Acção.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana