Início » Partidos políticos devem respeitar processo eleitoral

Partidos políticos devem respeitar processo eleitoral

Por admin

O Carter Center exorta a todos os partidos políticos moçambicanos a continuarem a respeitar o processo eleitoral e a utilizarem os mecanismos estabelecidos para a resolução de quaisquer reclamações relacionadas com as eleições.

Em comunicado de imprensa aquela organização refere que após a observação do ambiente pré-eleitoral e do próprio dia da votação, 54 observadores do Carter Center e do Instituto Eleitoral para a Democracia Sustentável em África (EISA) permaneceram destacados em diversos pontos do país para observar o período pós-eleitoral, incluindo o apuramento e certificação de resultados a nível distrital e provincial bem como o processo de reclamações.

Segundo o documento, esses observadores testemunharam um processo de apuramento sem procedimentos claros e consistentes, desordenado e em alguns casos sem a transparência necessária para aumentar a confiança no processo.

Os observadores da Carter Center  visitaram 543 assembleias de voto no dia da votação e registaram um processo de modo geral pacífico e ordeiro, sem irregularidades significativas.  

Aquela organização de observadores apela aos partidos e dirigentes políticos do país para estabelecerem laços estreitos com as autoridades relevantes para garantir que quaisquer reclamações sejam devidamente registadas e possam ser resolvidas atempadamente.

I.M

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana