Início » O orgulho de ser professor e guarda-nocturno

O orgulho de ser professor e guarda-nocturno

Por admin

Chama-se Germano Daniel Mujovo e é carinhosamente tratado por Mr. Mandy. Destaca-se pela sua simplicidade e dedicação ao trabalho. Durante o dia desempenha as funções

 

de professor-explicador das línguas inglesa e francesa. À noite assume outra tarefa: guarda na empresa ADPP da Machava.

Mr. Mandy confessa que gosta das duas profissões. “Não acho complicado ser as duas coisas. Até porque antes mesmo de ser guarda-nocturno, trabalhei na Cimentos de Moçambique, Incopal e na Mozal e, nessa época, já era professor/explicador. Só ensinava à noite, aos feriados e aos finais de semana, pois à tarde tinha de estar no serviço como guarda”.

domingoconversou com esta figura multifacetada, que nasceu a 11 de Fevereiro de 1973, em Magude, província de Maputo. Vem de uma família de oito irmãos e passou a viver na Machava-J em 1978.

Entrou para a escola quando tinha 8 anos de idade. Feito o ensino primário, viria a frequentar a Escola Comercial de Maputo, de 1989 a 1993.Por dificuldades financeiras, abandonou os estudos no último nível, o terceiro ano. É casado, pai de três filhos. Vive em casa própria no bairro da Matola-Gare, Município da Matola.

Germano Daniel Mujovo, ou melhor, Mr. Mandy, contaqueiniciou a carreira de professor quando um amigo lhe pediu explicação de inglês. “Foi um grande desafio para mim, pois ainda não falava muito bem a língua. Só aceitei porque esse meu amigo insistiu no assunto. Mas, para minha surpresa, passado algum tempo, outras pessoas, que residiam nos arredores, solicitaram os meus serviços, inclusive alguns crentes da minha igreja. Assim, formei, inesperadamente, uma turma de quinze alunos”, explica.

Actualmente, as aulas acontecem graças à boa fé de crentes da sua igreja, que lhe cedem espaço nos dias úteis da semana. Tem cerca de mil alunos distribuídos em seis turmas, das quais quatro de inglês e duas de francês, que lhe pagam mensalmente 100 meticais por disciplina.

GUARDA-NOCTURNO

Sobre a profissão de guarda-nocturno, revela que tudo começou em 2001, quando um amigo o segredou da existência de uma vaga na empresa ADPP. “Não hesitei! Aceitei a proposta, pois não sou homem de escolher trabalho”, disse com orgulho desmedido. Desde então teve de passar a conciliar as duas actividades, complexas e distintas. Questionámos-lhe se tem enfrentado dificuldades para harmonizar as duas tarefas, ao que declarou que “o cansaço é a minha maior complicação, pois trabalho durante três dias consecutivos como guarda. Como professor/explicador trabalho todos dias, exceptuando os finais de semana”, explicou.

Facto curioso é que “gosto de trabalhar como guarda, porque tenho horário único. Ser explicador é gratificante por me proporcionar oportunidades de estar em constante aprendizagem!”, referiu Mujovo.

Nunca leccionei numa escola oficial

Germano Mujovo nunca passou por uma escola formal: “nunca leccionei numa escola oficial, porque gosto de trabalhar aqui, onde todos gostam de mim. Uma das motivações para tanta afluência aqui é o facto de o valor ser simbólico. Todos têm acesso às minhas aulas, desde que o queiram. E acrescenta: as pessoas divertem-se muito e aprendem muito também. Apesar de não ter uma formação psicopedagógica na área e não ser formado em línguas, gosto de ensinar e acredito que este é um dó divino. Os meus formadores são os livros, a curiosidade em aprender e os alunos que estão em constante comunicação comigo. Contudo, acredito que um dia vou ingressar numa universidade, para fazer uma formação específica na área.   

Sou também maestro de canto coral

O professor/guarda revela que também passeia a sua classe dirigindo o grupo de canto coral da sua igreja. Mesmo parecendo impossível executar todas as tarefas que lhe cabem, Mr. Mandy afirma que “o segredo está no saber fazer a gestão de tempo. Não bebo, não fumo e muito menos passo noites fora de casa, por isso consigo cuidar de tudo. Dá, inclusive, para compensar a minha ausência na família. Aos fins-de-semana fico em casa, cuidando da minha família com grande amor.”                   

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana