Início » Morreu produtor Mimi Semedo

Morreu produtor Mimi Semedo

Por Idnórcio Muchanga

Perdeu a vida nas primeiras horas de ontem, sábado, na sua residência, vítima de doença, o produtor Emídio Jorge Mendes Semedo, carinhosamente tratado por Mimi Semedo.

A confirmação da morte do Mimi foi feita pelo seu primo Virgílio Varela que afirmou que provavelmente o funeral será na segunda-feira. “Estamos a ponderar a possibilidade de realizar o funeral o mais rápido possível. Infelizmente hoje não há como tratar a documentação necessária em casos desta natureza, pois está tudo fechado”.

Varela disse que Mimi Semedo padecia há aproximadamente um ano de um cancro que afectou a zona do pescoço. “Após vários tratamentos e luta contra o cancro, Mimi não resistiu e perdeu a vida deixando uma viúva e filhos”.

Mimi Semedo foi durante décadas promotor do festival de timbila que anualmente acontece em Zavala, em Agosto, por ocasião da celebração do dia daquela vila.

Através da sua mão, centenas de turistas escalaram Zavala, celebraram e vibraram com as timbilas.

O malogrado facilitou a saída do país e consequente participação de grupos de timbila em festivais internacionais. Através da sua empresa promotora do festival, Mimi impulsionou milhares de jovens a escalarem Zavala e incutir o gosto pela timbila, promovendo desta feita a prática do turismo nacional nos jovens.

Como promotor esteve ligado à AMIZAVAAssociação dos Amigos de Zavala que projectou duas coisas importantes, sendo a primeira o repovoamento da madeira djembe, usada para o fabrico da timbila, e a segunda, a construção de uma escola para o ensino da timbila.

Relembrar que, a timbila que corporiza como destaque o festival de Zavala M´Saho, foi proclamado em 2005 pela UNESCO – património imaterial da humanidade.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana