Início » Moçambique com défice de dois milhões de dólares para completar limpeza de minas anti-pessoais

Moçambique com défice de dois milhões de dólares para completar limpeza de minas anti-pessoais

Por admin

O Estado moçambicano precisa de cerca de dois milhões de dólares para completar a limpeza das minas anti-pessoais no país, num total de 15 milhões orçados, anunciou hoje o Instituto Nacional de Desminagem (IND).

O processo de desminagem deverá terminar em Dezembro próximo.
O director do IND, Alberto Augusto, que falava durante um briefing da abertura da Sessão do Alto Nível na conferência sobre o banimento das minas anti-pessoais a decorrer desde segunda-feira, disse que os Estados estão a se comprometer em completar aquilo que ainda falta e a assumirem o papel de liderança no processo de desminagem, bem como na assistência as vítimas.
Está a dar-se maior enfoque na assistência as vítimas porque, mesmo depois do mundo estar livre das minas, a existência de vítimas continuará”, disse o director.
Em relação ao orçamento dos outros Estados para dar continuidade ao processo, Augusto disse que no momento é difícil definir os valores porque cada país deverá fazer o seu orçamento e no final juntar-se todos os dados.
“A desminagem é um processo que absorve uma boa quantidade em termos financeiros”, acrescentou.
Nesta conferência, que termina esta sexta-feira, será assinada a Declaração denominada “Declaração Maputo + 15” antecedida do compromisso de honra dos 161 Estados membros da Convenção de Otawa para um mundo livre de minas anti-pessoais.
Segundo o director, a implementação da “Declaração Maputo + 15” deve se espelhar no Plano de Acção composto por 26 actividades que serão levadas a cabo no próximo quinquénio (2014/19).

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana