Início » Jornalistas capacitados em Gestão de Ciência e Tecnologia

Jornalistas capacitados em Gestão de Ciência e Tecnologia

Por admin

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) está a capacitar desde segunda-feira, em Inhambane, vinte e nove profissionais de diferentes órgãos de comunicação social, dos quais catorze são mulheres e quinze homens, em matéria de Gestão de Ciência Investigação e Inovação na Perspectiva do Género.

O evento visa dotar os jornalistas de capacidade e competência para produção de artigos sobre a ciência, tecnologia e inovação e gerar a capacidade do género para a disseminação de experiência.

Aliás, já foram abordados diversos temas de índole social e conhecimentos sobre ciência e inovação científica. A título de exemplo foi o assunto apresentado pela coordenadora do Programa Criando o Cientista Moçambicano do Amanhã, Amândia Jotamo, do Ministério da Ciência e Tecnologia, desenvolvida nas escolas primárias e secundárias em parceria com Ministério da Educação (MINED) e outros parceiros privados, que visa promover o gosto pela matemática e ciências básicas, nomeadamente química, física e biologia, através de sistema informático.

Pretendemos aumentar o número de alunos e de mulheres que frequentam a Secção de Ciências nas escolas primárias, secundárias e nível superior porque segundo Ministério da Educação são poucos alunos que seguem o grupo B ou C que são as ciências.

A linha de orientação do programa é identificar alunos com talento na área da ciência, com objectivo de influenciar estudantes. Para isso, são criadas competições clássicas em diversas escolas do país denominadas Olimpíadas baseadas no uso de plataforma informático.

Idnórcio Muchanga

aly.muchanga@gmail.com

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana