Início » Faltam extensionistas para apoio aos camponeses em Gaza

Faltam extensionistas para apoio aos camponeses em Gaza

Por admin

A campanha agrícola 2012/13, na província de Gaza, arrancou com um défice de cerca de 60 técnicos agrários o que pode vir a comprometer os planos imediatos que visam 

assegurar o ritmo normal do ciclo da cadeia produtiva de produtos diversos.  

Segundo apurou o domingo no distrito de Chibuto no quadro de lançamento da referida campanha, a disponibilidade imediata dos actuais cem técnicos ainda está longe de corresponder aos níveis reais que se pretende atingir para todos os doze distritos da província. 

Face ao défice verificado, soubemos que a estratégia foi de assegurar que este número reduzido de técnicos seja afecto nos diferentes pontos da província considerados mais críticos e com fortes a necessidades de orientação.

Os técnicos terão a missão de garantir a disseminação de estratégias e técnicas de produção agrícola, de forma a assegurarem bons resultados de produção até ao final da presente campanha agrícola.

Entretanto,  já foram preparados cerca de 750 mil hectares, donde se espera uma produção de cerca de 2 mil e novecentas toneladas de produtos agrícolas diversos. Os insumos agrícolas, igualmente, foram disponibilizados atempadamente.

Destaque-se que não obstantes os efeitos dos fenómenos naturais, os índices de produção verificados na última campanha são encorajadores, conforme avançaram as autoridades, por causa dos esforços conjugados entre o governo provincial e parceiros de cooperação, que actuam neste sector socioeconómico, juntos dos camponeses.

A propósito, uma das estratégias adoptadas para incremento da produção, tendo em conta as condições climatéricas da província, é o fomento de culturas tolerantes à seca.  

Deve-se recordar que os esforços conjugados nesse sentido permitiram que Gaza, através de Francisco Cuco, agricultor do distrito de Mandlakadzi, obtivesse o segundo lugar na lista dos melhores produtores à escala nacional, explorando uma área de cerca de 17 hectares para cultivo.

Segundo previsões do próprio agricultor, a ideia é alargar cada vez mais os campos para cerca de 25 hectares. Francisco Cuco foi premiado, recentemente, juntamente com outros dois agricultores das províncias de Nampula e de Manica, num acto dirigido em Nampula pelo Chefe do Estado, Armando Emílio Guebuza.  

Você pode também gostar de:

1 comment

Fireplace and Mantle 23 de Janeiro, 2024 - 20:21

This site was… how do I say it? Relevant!! Finally I have found something that helped me. Thank you!

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana