Início » Empreiteiro abandona obra

Empreiteiro abandona obra

Por admin

Redacção

As obras de construção do muro de vedação da lixeira de Hulene, Município da cidade de Maputo, foram abandonadas pelo empreiteiro confiado pela edilidade para executa-las.

As obras, que iniciaram no final de Fevereiro do ano corrente, tinham em vista reabilitar o muro que terá caído nos princípios deste ano por causa da chuva que se fez sentir a nível nacional.

Segundo apurou o domingo, o empreiteiro não se faz presente ao local desde Maio último e ninguém sabe dizer ao certo o que levou a tomar tal decisão.

A nossa equipa de Reportagem visitou há dias aquele sítio tendo constatado que num dos lados do muro foram colocados cinco fiadas de blocos, mas noutro… zero. Os blocos estão como o empreiteiro deixou. Arrumadinhos.

 A situação deixa preocupado tanto as famílias que vivem nas imediações daquela lixeira bem como os trabalhadores, alegadamente porque o local já não reúne mais segurança. Os malfeitores utilizam aquele recinto como centro de refúgio depois das suas incursões criminais.

No local ficamos a saber que nos últimos tempos tem sido frequente o roubo de combustível nas máquinas usadas para o lixo.

Ainda assim, soubemos que nos próximos dias a Vereação de Salubridade e Cemitério vai se inteirar sobre as causas que terão levado o empreiteiro a interromper os trabalhos.

Enquanto o muro não é reposto, as crianças que estudam nas escolas vizinhas a lixeira, nomeadamente Força do Povo e Sagrada Família vão carregando bactérias da lixeira para a sala de aulas e da lixeira para casa.

Não menos triste é ver as crianças, na sua inocência, em amena cavaqueira defronte da lixeira de regresso a casa alheias ao lixo que pisam e que por vezes invade a estrada.

CATADORES DE LIXO

Os catadores de lixo criam outro tipo de problema aos automobilistas, porque quando descobrem algo que na sua opinião é susceptível de ser comercializado colocam os objectos quase na faixa de rodagem o que acaba condicionando o tráfego.

É comum o automobilista se deparar com pneus usados, gavetas de uma antiga secretaria, jantas de carro, pneus, pedaços de chapas metálicas, guarda-lamas, enfim…

O único sinal positivo, enquanto o muro não termina, é que por estes dias já não se vêem aquelas pirâmides de lixo que ameaçavam tombar para a estrada e que deixavam impressionado quem passasse por ali.

Foto de Jerónimo Muianga

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana