Início » Capital desperdiça muita água

Capital desperdiça muita água

Por admin

A cidade de Maputo esbanja cerca de 40 por cento da água que lhe é fornecida pela empresa Águas da Região de Maputo devido a degradação do sistema de gestão de água que usa para abastecer os seus consumidores.

A Plataforma Moçambicana da Água (PLAMA) esteve reunida semana passada em Maputo por ocasião do Dia Mundial de Água para apresentar o novo sistema tecnológico de tubagem que poderá reduziro nível de perdas de água que se tem registado na capital do país.

Segundo Mário Macaringue, presidente do Plataforma Moçambicana da Água, o sistema tecnológico de tubagem já é usado em alguns países do mundo com resultados positivos.

Os novos tubos terão um sistema de válvulas para monitoria de perdas de água, o que vai melhorar a gestão de precioso líquido, pois sabe-se que nem sempre é suficiente para todos os consumidores”, disse Macaringue.

Com vista a fornecer água a todos os munícipes de Maputo, a Plataforma Moçambicana da Água está a desenvolver um projectode expansão da rede para abastecer zonas de Khongolote, Gwava, Zimpeto, Boanee Marracuene.

Para esta finalidade, aquela agremiação recebeu financiamento do Governo do Reino dos Países Baixos, estimado em 20 milhões de euros, cujo contrato foi assinado em Dezembro último.

O valor servirá para a construção de centros distribuidores, rede de distribuição e instalação de contadores de água gratuitamente para as famílias desfavorecidas.

Olhamos para água como uma necessidade, principalmente para as famílias carenciadas. Em relação às inovações, posso dizer que temos uma empresa no país que está a desenvolver um software para a leitura de contadores de água, evitando assim a confusão entre o consumidor e o fornecedor”, realçou o presidente da PLAMA.

Macaringue acrescentou que a plataforma permite ao leitor para que, com recurso ao telefone celular, possa fazer uma imagem e imediatamente enviá-la à base de dados. O consumidor recebe a factura através de mensagem.

Por outro lado, permitir á que o consumidor possa efectuar pagamento de facturas através de um telemóvel ou de bancos comerciais que terão esses serviços.

De referir que decorrem obras para reforçar a capacidade actual de abastecimento de água à província e cidade de Maputo.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana