Início » Arranca formação de nadadores-salvadores

Arranca formação de nadadores-salvadores

Por admin

Arrancou, há dias, na cidade de Maputo, o curso de formação de nadadores-salvadores do Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP). O curso, cujo objectivo é reforçar a capacidade de

 intervenção do efectivo de salvação pública, poderá prolongar-se até próximo mês de Abril. Estão nesta formação quadros do Ministério do Interior, assim como voluntários vindos dos diferentes pontos do país.

 

A formação dos agentes de salvação compreende dois modelos nomeadamente aulas teóricas e práticas em matérias de natação e salvamento de vítimas de diferentes tipos de incidentes, tais como afogados nas praias ou nos rios.

As aulas teóricas decorrem na sede do Serviço Nacional dos Salvação Pública, enquanto as práticas prosseguem no Clube Naval e praia da costa do sol.

Numa primeira fase, os quadros que estão a ser formados naquela repartição do Ministério do Interior, serão distribuídos por 10 praias que nos últimos tempos têm registado maior afluxo de banhistas, com maior destaque as praias de Costa do Sol, cidade de Maputo, assim como algumas da província de Cabo Delgado, Inhambane, Nampula e Sofala. Depois destes pontos haverá ainda mais capacitação de outros agentes que igualmente serão destacados para outros círculos.

Para permitir a concretização das metas definidas para o efeito serão abertos postos de intervenção nas imediações das praias já seleccionadas, onde ficarão os salvadores de plantão dando orientações aos frequentadores das praias sobre os melhores locais para se divertirem enquanto estiverem naqueles locais.

Aliás, segundo David Cumbane, alguns postos já estão a funcionar nas praias da província de Inhambane.

Na cidade de Maputo o posto será montado na praia de Costa do Sol, por registar uma grande concorrência de banhistas vindos dos diferentes pontos da cidade e província de Maputo.

Numa primeira fase,  os postos vão funcionar apenas nos dias em que a cidade capital registar temperaturas altas, conforme indicou Cumbane

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana