Início » Alunos deixam tudo para último dia

Alunos deixam tudo para último dia

Por admin

Numa ronda efectuada pela nossa Reportagem, sexta-feira passada, último dia do processo das matrículas, em alguns estabelecimentos de ensino primários e secundários 

da cidade de Maputo, foi possível ver a azáfama tanto de alunos como de pais e ou encarregados de educação na tentativa de fazer as inscrições a todo custo.

Os estudantes alegam a demora, por parte das escolas, da fixação das listas que indicam a escola de afectação, o que contribuiu para o atraso do processo das matrículas. Os pais, por seu turno, defendem a falta de dinheiro para matricularem as crianças e adquirir o material escolar, uma vez que o 13º vencimento no Estado, apenas foi disponibilizado semana finda.

 domingo  conversou com Anselmo Balane, na Escola Secundária Noroeste 1. Ele é pai de três filhos. Disse que demorou a deslocar-se ao estabelecimento de ensino dos seus educandos devido à falta de dinheiro para o efeito, alegando ter tido gastos excessivos durante as quadras festivas.“Não optei pelo sistema orientado pelo Ministério da Educação de que poderíamos realizar as matrículas mesmo sem nenhum valor. Achei conveniente esperar alguns dias até conseguir algum dinheiro para tal”, disse Balane.   

Dino Bento Djedje, aluno da Escola Primária Completa Avenida das FPLM, disse que esperou até ao último dia das matrículas devido à demora por parte das escolas, na fixação das listas que indicam onde cada aluno vai estudar este ano.“O meu nome só saiu ontem indicando que me devia matricular aqui na Escola Primária Completa Avenida das FLPM, no curo nocturno. Por isso, estou aqui hoje, último dia, para realizar a minha matrícula”, disse Dino Djedje.

Por sua vez, a estudante Natércia Simango foi orientada para frequentar a Escola Primária do segundo grau Noroeste 2. Lamentou a morosidade no atendimento que se verificou no último dia das matrículas. Todavia, disse estar feliz, pois tem a vaga garantida. “Demorei porque estive fora da cidade, mas hoje mesmo vou fazer a matrícula”, disse.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana