Nacional

Livros já estão disponíveis nas escolas

O sector da Educação revelou que estão disponíveis mais de 644 mil livros de distribuição gratuita, só para a cidade de Maputo, destinados aos alunos da primeira a 

sétima classes. Os alunos da primeira e segunda classes recebem dois livros cada.

Entretanto, até à sexta-feira da semana passada, os livros já haviam sido entregues às escolas dos distritos de KaTembe, Kanyaka, KaMaxaqueni, KaMpfumo e Ka Nhlamakulu. Porém, está em curso a distribuição de livros nos distritos municipais de KaMavota e KaMubukwana, prevendo-se que o mesmo chegue a todos estabelecimentos de ensino antes do arranque das aulas.

Dados em nosso poder, indicam que para o distrito KaMpfumo foram fornecidos mais de 53 mil livros para o ensino primário, enquanto o KaNlhamakulu recebeu cerca de 72 mil. O distrito de KaMaxaqueni recebeu 104 mil livros e KaMavota conta com mais de 181 mil livros.

O distrito KaMubukwana deve receber 193 mil livros, sendo que para KaTembe foram disponibilizados 15 mil livros e quatro mil para Kanyaka. 

Segundo Antonino Grachane, os livros do ensino primário estão a ser distribuídos gradualmente pelas escolas e espera-se que não haja nenhum problema no que concerne à recepção deste material. “Os livros já estão nas escolas, ou nas direcções distritais de educação e serão encaminhados às unidades de ensino”, disse.

 Antonino Grachane lamentou o facto de alguns livros gratuito estarem nas bancas do mercado informal antes mesmo que este material esteja disponível nos estabelecimentos de ensino.

“As entidades competentes deviam averiguar com bastante profundeza a proveniência dos livros no mercado informal, pois esta é uma das causas que provoca o défice no país”, lamentou. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo