Início » Chimoio acolhe cerimónias centrais

Chimoio acolhe cerimónias centrais

Por admin

A cidade de Chimoio, capital da província central de Manica, acolhe, amanhã, as cerimónias centrais de abertura do ano lectivo de 2013. O evento  será 

dirigido pelo Ministro da Educação, Augusto Jone, que para o efeito já se encontra nesta cidade desde a passada sexta-feira, e realizar-se-á na escola Secundária Samora Moisés Machel.


Os preparativos para que as cerimónias decorram sem sobressaltos foram feitos ao pormenor, segundo apurou a nossa reportagem junto fontes ligadas à comissão organizadora.

Falando a jornalistas momentos depois de desembarcar no Aeródromo de Chimoio, o Ministro da Educação, Augusto Jone, disse que em todo país tudo está a oposto para que as aulas iniciem amanhã. O governante apelou para que os alunos, pais e encarregado de educação, depois do período de férias, redobrem esforços para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça sem muitos constrangimentos.
Questionado sobre a disponibilidade dos livros escolares de distribuição gratuita, Augusto Jone disse que os manuais chegaram ao nosso país em tempo útil e já foram alocados em todas províncias e distritos.
Na primeira semana de aulas, este material será entregue aos alunos. Para o presente ano, o Ministério da Educação disponibilizou cerca de 18 milhões de livros para o ensino primário orçados em 20 milhões de dólares americanos. Aquele governante referiu que a distribuição de livros escolares visa aliviar o sofrimentos dos alunos, que, por vezes, devido à incapacidade financeira dos pais e encarregados de educação não conseguem ter acesso aos materiais. “A condição social dos pais e encarregado de educação não pode ser um obstáculo ao direito fundamental do  idadão que é a educação. Nem todos conseguem comprar livros para os seus filhos. É por isso que o Governo, anualmente, oferece esse material para assegurar que o aluno tenha o mínimo de material que lhe vai ser útil durante todo o processo de ensinoe aprendizagem. Anualmente fazemos a reposição dos livros em 33 por cento, porque contamos com aqueles que foram utilizados nos anos anteriores”, disse Jone.
O titular da pasta de Educação reconheceu haver cidadãos desonestos que desencaminham os livros de distribuição gratuita, que, posteriormente, são vendidos no mercado paralelo, rincipalmente, nas grandes cidades onde a procura é maior. Na ocasião, garantiu que medidas foram desenhadas para evitar casos desta natureza.”Os desvios acontecem sim, mas a nossa acção é enérgica e estamos atentos a isso para que não volte verificar-se. Reforçamos as nossas equipas de controlo e qualquer situação desta natureza, os prevaricadores serão responsabilizados. Pedimos que todos denunciem estas situações porque não podemos deixar que os alunos fiquem prejudicados”, apelo o ministro.

Augusto Jone explicou que neste momento está em curso a contratação de professores para todos os subsistemas de ensino. Sem avançar números, prometeu que até próxima semana, todos irão apresentar-se nos seus locais de trabalho para permitir que muito cedo entrem em contacto com os alunos.
À semelhança dos anos anteriores, mais de mil novas salas de aulas entrarão em funcionamento em 2013 em todo país. O objectivo é chegar a uma estabilização em termos de condições infra-estruturais oferecidas
aos alunos, reduzindo o número de turmas que ainda estudam ao relento.
No presente ano, o Ministério de Educação projecta construir em todo país, mil e 47 salas de aulas, 12 escola secundárias entre outras infra-estruturas básicas.
A nossa fonte esclareceu que as escolas secundárias em referência terão uma estrutura nova e serão denominadas escolas secundárias rurais. Elas tomarão como base de referência, a realidade do local onde estarão inseridas. Para a materialização deste plano, os fundos já estão disponíveis.

A cerimónia de abertura do ano lectivo terá lugar na escola Secundária Samora Moisés Machel na cidade de Chimoio. Actividades culturais e discursos marcarão o momento que será estemunhado pelos alunos, pais e encarregados de educação. 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana