- domingo apurou que numa primeira fase deverá ser cobrada nas rotas interprovinciais
Entram hoje em vigor no país novas tarifas de transporte público de passageiros em rotas interurbanas, interdistritais e interprovinciais, com tabela de preços diferenciada em função da região. Entretanto, as associações provinciais de transporte rodoviário ainda aguardam pela aprovação das propostas das tarifas inter- -distrital e urbana, submetidas em Novembro para a apreciação dos governos provinciais e autarquias. Neste momento a tarifa foi aprovada somente no Municipio de Maputo.
Alguns presidentes das associações dos transportadores rodoviários, com maior destaque das províncias Inhambane, Sofala, Manica, Nampula e Niassa mostram-se desapontados pela demora da resposta. A situação está a inquietá-los, visto que não são reveladas as causas que levaram os processos a transitarem para o presente ano.
Foram unânimes em afirmar que não sabem quando é que poderão começar a implementar a nova tarifa. Relatam ainda que não sabem quanto é que passarão a cobrar por quilómetro, uma vez que as propostas ainda não foram avaliadas.
Receiam que alguns transportadores podem tentar cobrar a passagem com base na tarifa que ainda não foi aprovada. No entanto asseguram que aconselharam os seus associados para aguardarem pela autorização do governo, devendo manter encontros ao longo desta semana com os governos locais, na busca de resposta ao seu pedido. Leia mais…
TEXTO DE ABIBO SELEMANE
abibo.selemane@snoticicas.co.mz