Início » Rios Maputo e Incomáti registam níveis de alerta

Rios Maputo e Incomáti registam níveis de alerta

Por Idnórcio Muchanga

Os caudais dos rios Maputo e Incomáti, na zona Sul do país, registaram, nos últimos dias, um aumento significativo, facto que está a colocar em alerta as comunidades ribeirinhas.

A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos considera que, verificando-se níveis altos, a população deverá observar medidas de precaução, evitando aproximação às zonas baixas daquelas bacias hidrográficas.

Agostinho Vilanculos, chefe do Departamento de gestão das Bacias Hidrográficas, explicou que o rio Maputo registou um aumento da velocidade das águas e do respectivo caudal, verificando-se passagens entre 100 e 200 metros cúbicos por segundo.

Referiu que, embora aquela bacia hidrográfica comporte até seis mil metros cúbicos numa situação normal de cheias, o actual nível do caudal começa a colocar as pessoas em estado de alerta.

Situação de alerta verificou-se igualmente no final da semana passada na bacia do rio Incomáti cujo aumento do caudal deveu- -se a descargas registadas em duas barragens situadas no território sul-africano que atingiram níveis de armazenamento da ordem de 100 por cento. Na ocasião, a bacia do Incomáti registou um pico de aproximadamente 400 metros cúbicos por segundo face ao elevado descarregamento verificado a montante. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana