Mulher

SAÚDE: Não coma ovo cru ou com a gema escurecida

Já ouviu falar de salmonella? É uma bactéria que possui duas espécies (S. enterica e S. bongori) capazes de causar doenças em humanos. Pode estar em muitos tipos de alimentos: carnes de origem bovina, suína, frango, ovos, frutas, vegetais. Mas também é encontrado em alimentos processados, como embutidos, tortas congeladas, nuggets de frango, etc. A forma mais comum da transmissão da doença é por meio da ingestão de alimentos contaminados e dos maus hábitos de higiene.

A bactéria salmonella actua sobre o intestino das pessoas, onde se multiplica e pode entrar na corrente sanguínea, atingindo outros órgãos do corpo e, em casos raros, podendo provocar graves infecções e até mesmo a morte.

Tempo quente e comida sem refrigeração criam condições ideais para a salmonella crescer. Certifique-se de refrigerar ou congelar alimentos perecíveis (aqueles que deterioram rapidamente) por no máximo 2 horas após prontos, como as sobras de um almoço ou jantar.

A infecção por salmonella pode ser mais séria e perigosa para certas pessoas. Os sintomas da infecção costumam a aparecer de 6 a 48 horas após a ingestão do alimento contaminado, mas podem durar bastante. Estes sintomas incluem diarreia, febre e dores de estômago. Em muitos casos, a doença dura de 4 a 7 dias e a pessoa pode se recuperar sem precisar de antibióticos. Em outros casos, pode haver diarreia severa e a necessidade de internamento.

Para evitar salmonella, não coma ovos crus ou que estão com a gema ou clara escurecidas. A bactéria pode contaminar ovos, até mesmo aqueles que estão aparentemente normais. Mas estes ovos podem lhe fazer ficar doente, principalmente se eles estiverem crus ou pouco cozidos. Ovos são seguros quando você cozinha.

Fonte: https://bioemfoco.com.br/ noticia/

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo