Início » Tanzania assume hoje presidência rotativa da Comunidade da África Oriental

Tanzania assume hoje presidência rotativa da Comunidade da África Oriental

Por admin

A Tanzania assume a partir de hoje a presidência rotativa da Comunidade da África Oriental, durante a cimeira dos Chefes de Estado e de Governo daquele bloco regional a ter lugar este domingo em Nairobi, no Quénia.

De acordo com um comunicado divulgado pela Secretária-permanente do ministério para a cooperação com a África Oriental, Joyce Mapunjo, a Tanzania vai assumir a presidência da EAC ( sigla em inglês) por um período de um ano.

A cimeira da EAC foi precedida de reuniões de peritos e do Conselho de Ministros realizadas entre 20 e 27 de Novembro.

Durante o seu mandato, a Tanzania vai-se esforçar por manter as conquistas alcançadas durante a presidência queniana e continuar a formular estratégias para reforçar a integração entre os estados-membros, conforme os acordos e protocolos que preconizam a criação da organização.

Outra prioridade será a incorporação do sector privado e de outras partes interessadas na implementação de programas e actividades do bloco, bem como maximizar as oportunidades de investimento.

Durante a cimeira, será apresentado um relatório sobre a execução das directivas saídas da reunião realizada em Novembro de 2012 que define os 72 projectos de desenvolvimento de infra-estruturas prioritárias, nas áreas de estradas, ferrovias, energia e portos.

Até agora, 16 projectos foram concluídos, 39 em diferentes fases de implementação enquanto outros 17 ainda aguardam financiamento.

Da parte da Tanzania, quatro projectos foram concluídos, incluindo o fornecimento de energia eléctrica para o município de Kibondo e a construção das estradas Mbezi-Sule-Tangi e Bovu-Nelson Mandela.

Outro projecto concluído diz respeito a estrada Nyangunge-Musoma-Sirari assim como parte da Simiyu-Musoma, uma estrada que liga Tanzania ao Quénia.

De acordo com a agenda, os chefes de estado e de governo, também analisar o relatório do Conselho de Ministros da organização sobre a evolução no processo de integração no período entre novembro de 2013 a esta parte.

Eles também vão discutir os progressos alcançados no Sudão do Sul e na Somália bem como as contribuições dos Estados-membros da EAC para o orçamento da organização.

Outro ponto da agenda, é questão da federação política. 

A Comunidade da África Oriental, é uma organização intergovernamental das Repúblicas do Quénia, Tanzania, Uganda e mais recentemente das do Burundi e Ruanda, com sede em Arusha, na Tanzania, com o objectivo de aprofundar a cooperação entre os Estados-membros nos campos político, económico e social, como forma de contribuir para o seu desenvolvimento.

O Quénia, a Tanzania e Uganda tem uma longa história de arranjos de integração regional, que incluíram:

. A União Aduaneira entre o Quénia e Uganda em 1917, a qual se juntou a Tanganhica em 1927

.A Alta Comissão do Leste Africano ( 1948-1961), uma unidade administrativa do Império Britânico.

.A Organização de Serviços Comuns do Leste Africano ( 1961-1967).

.A primeira Comunidade da África Oriental ( 1967-1977) e a Comissão Tripartida Permanente para a Cooperação entre os Estados da África Oriental ( 1993-2000).

O Burundi e o Ruanda foram admitidos no seio da Comunidade da África Oriental na cimeira de 30 de Novembro de 2006, tendo-se tornado membros em 18 de Junho de 2007.

Entretanto, o presidente tanzaniano Jakaya Kikwete recebeu cumprimentos do seu homólogo norte-americano Barrack Obama desejando-lhe uma rápida recuperação após uma cirurgia ao cancro da próstata.

Kikwete foi submetido a operação no passado dia dois de Novembro no hospital da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, Maryland nos Estados Unidos da América.

Obama lembrou os bons momentos que passou com Kikwete tanto na Tanzania como nos Estados Unidos da América onde eles concordaram em trabalhar juntos em várias questões para o benefício dos respectivos povos.

“Desejo-lhe uma recuperação muito rápida. Estou ansioso em continuar a trabalhar consigo em vários aspectos que nós acordamos”- disse Obama na sua mensagem.

O presidente tanzaniano chegou ontem a Dar-Es-Salam proveniente dos EUA, depois de concluir todos os tratamentos.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana