Início » Prevalece impasse político em Zanzibar

Prevalece impasse político em Zanzibar

Por admin

O Ministro tanzaniano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Augustine Mahiga, informou os Estados Unidos da América  sobre os progressos em curso para resolver o impasse político em Zanzibar.

Mahiga fez estas declarações na sua primeira reunião com os embaixadores acreditados em Dar-Es-Salaam, desde que assumiu o cargo.

Os seus comentários surgem numa altura em que os EUA cancelaram o apoio de 472,8 milhões de dólares do Millennium Challenge Corporation (MCC) para este ano de 2016.

 Mahiga observou que a situação política em Zanzibar será resolvida através  do diálogo que levará à repetição de eleições.

Ele frisou que o seu governo aprecia  os esforços dos  EUA para resolver a situação em Zanzibar, revelando também que os embaixadores  podem viajar livremente  para a Ilha para ver a situação no terreno.

O chefe da diplomacia tanzaniana salientou ainda que  Zanzibar faz parte da República Unida da Tanzânia, apesar de ter a  sua própria cultura que é diferente da do Continente,  apontando que qualquer diferença deve ser resolvida por meio do diálogo.

"Não existe um modelo de Democracia e cada país deve  tomar as suas próprias decisões sem depender de  forças externas "- explicou Mahiga.

O presidente John Magufuli reuniu-se com o primeiro vice-presidente de Zanzibar  e o candidato presidencial  do CUF, Seif Sharif Hamad, no State House, onde prometeu garantir a paz e a harmonia na região.

Em Outubro último, a Comissão Eleitoral de Zanzibar (ZEC) anulou a eleição presidencial na ilha evocando  irregularidades  de varia ordem.

Os EUA adiaram a aprovação  do segundo compacto enquanto se aguarda a resolução das preocupações ligadas à governação. De acordo com um comunicado da Embaixada dos EUA na Tanzânia, as preocupações de governação  incluem a anulação dos resultados das eleições em Zanzibar.

"O Conselho da Administração do MCC poderá rever a elegibilidade da Tanzânia ao longo de 2016 dependendo dos progressos em curso em Zanzibar” – disse o embaixador dos EUA acreditado em Dar-Es-Salaam, Mark Childress.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana