Início » PRAGA: A “cidade de cem pináculos”

PRAGA: A “cidade de cem pináculos”

Por Jornal domingo

TEXTO DE BENJAMIM WILSON

BENJAMIM.WILSON@SNOTICICAS.CO.MZ

Praga remete-nos ao flagelo, calamidade e maldição, mas a capital da República Checa – Praga – é o oposto de tudo isto. É a mais frequentada a nível mundial por visitantes idos dos quatro cantos do planeta. Movimenta-se, naquele centro urbano, anualmente, um elevado número de turistas, para se deleitar com o clima meio fresco e conhecer edifícios antigos, que levaram à atribuição da designação “cidade de cem pináculos”, alguns dos quais datam da Primeira Guerra Mundial. Grande parte das infra-estruturas, sobretudo na área antiga, foi usada como cenário para a sétima arte.

SINAIS DE TRÂNSITO

Com turistas a entrarem e saírem a todo o momento, o que se recomenda em Praga é especial atenção aos sinais de trânsito, quer da parte dos pedestres, como dos automobilistas. Da zona de Karlim, que se situa no centro da urbe, melhor se avalia tamanha movimentação.

Com efeito, no eixo das vias, foram implantadas linhas do metro de superfície e as bermas foram reservadas para a circulação de viaturas.

Os cruzamentos estão dispostos como se de um puzzle se tratasse. Contudo, nada complicado, visto que é obrigatório esperar pelo sinal verde do semáforo para atravessar a via, de contrário, o pedestre corre o risco de ser trucidado pelo metro ou atropelado por um carro. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana