Início » Altas taxas de juro retraem o crescimento económico

Altas taxas de juro retraem o crescimento económico

Por Jornal domingo

– defende a Associação Moçambicana de Economistas (AMECON)

TEXTO DE IDNÓRCIO MUCHANGA

IDNORCIO.MUCHANGA@SNOTICICAS.CO.MZ

A Associação Moçambicana de Economistas (AMECON) entende que a Política Monetária implementada pelo Banco de Moçambique após a pandemia conseguiu controlar a inflação, no entanto não teve sucesso na estimulação do crescimento económico, situação agravada pela elevada taxa de juro que contribuiu para retrair o crescimento económico e a produtividade dos sectores.

A observação foi feita semana passada, em Maputo, por economistas durante um encontro realizado pela AMECON, que tinha como objectivo colocar em revista a “Eficácia e Eficiência da Política Monetária e o seu Impacto na Economia”.

O bancário Alfredo Mondlane referiu que, devido às altas taxas de juro, o sector de construção civil registou um rácio de dívida e produção acima de 100 por cento.

O bancário aconselhou a olhar-se para a velocidade de implementação do coeficiente de reservas obrigatórias, porque, segundo ele, a Política Monetária é transmitida de forma muito agressiva à economia, não dando espaço para o sector empresarial absorver os primeiros choques. Por este motivo, “esta situação teve um impacto significativo e o sector financeiro reduziu o seu desempenho”, disse.

Para resolver a variação da inflação, Alfredo Mondlane sugeriu que o Banco de Moçambique conjugue a implementação da Política Monetária com outros instrumentos macroprudenciais que não sejam intrinsecamente voltados para o incremento da taxa de juro. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana