Início » Director da CIA pede demissão após descoberta de caso extraconjugal

Director da CIA pede demissão após descoberta de caso extraconjugal

Por admin

Apenas dois dias após sua reeleição, Barack Obama aceitou a demissão do director da CIA, David Petraeus, que pediu para deixar o cargo devido a um caso extraconjugal.

Na carta de demissão, Petraeus disse que ter um caso fora do casamento foi um “comportamento inaceitável”. Paula Broadwell, autora da biografia de Petraeus, seria sua amante, segundo a revista “Slatest”.

Fontes da área de segurança revelaram à Associated Press que o affair foi descoberto durante uma investigação do FBI, e Paula estaria, agora, na mira dos investigadores.

A traição é tabu nos meios de inteligência – o espião-chefe dos EUA estaria vulnerável a chantagens se o caso fosse descoberto por um inimigo. O director era um dos nomes cotados para permanecer no governo. Mike Morrell, vice-diretor da CIA e um oficial de longa data, irá ocupar o cargo como director interino.

“Ontem (quinta-feira) à tarde, fui à Casa Branca e pedi ao presidente para ser autorizado, por motivos pessoais, a renunciar da minha posição como director da CIA. Depois de ter sido casado por mais de 37 anos, mostrei um julgamento extremamente pobre ao me envolver em um caso extraconjugal. Tal comportamento é inaceitável, como marido e como líder de uma organização como a nossa. Esta tarde, o presidente aceitou a minha demissão”, diz um trecho da carta publicada pela NBC.

Na sexta-feira, a Casa Branca divulgou um comunicado elogiando Petraeus por seu “serviço extraordinário” prestado por décadas ao país e confirmando o nome de Michael Morell como director interino. Ele já havia ocupado o cargo depois que Leon Panetta deixou a CIA, no ano passado.

Sua mulher, Holly Petraeus, é directora assistente do órgão do governo responsável por advogar em nome dos membros de serviços militares e de suas famílias.

“Durante sua vida em serviço, David Petraeus tornou o nosso país mais seguro e mais forte”, disse o presidente em comunicado, sem abordar directamente o motivo da demissão. “Daqui para frente os meus pensamentos e orações estão com Dave e Holly Petraeus, que tanto tem feito para ajudar as famílias de militares por meio de seu próprio trabalho. Desejo-lhes o melhor neste momento difícil.”

A demissão acontece em meio a polémica em torno dos desdobramentos ao ataque ao consulado dos EUA, em bengazhi, na Líbia, que matou o embaixador americano Chris Stevens. O director era esperado para testemunhar em audiências na próxima semana.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana