Início » Tecnologia vai acelerar resultados de análises clínicas

Tecnologia vai acelerar resultados de análises clínicas

Por admin

O Ministério da Saúde, a mCel (Moçambique Celular) e a Clinton Health Access Initiative rubricaram semana finda em Maputo um memorando de entendimento destinado a acelerar o envio de resultados das análises de doenças a partir de laboratórios de referência para os centros de saúde com recurso à plataforma tecnológica de GPRS da maioria operadora de telefonia móvel em Moçambique.

domingoapurou que ao abrigo deste acordo, a mcel cederá gratuitamente as comunicações através de “SMS” para trabalhadores da saúde, pacientes e intervenientes dos programas, incluindo os serviços de internet para laboratórios de referência que realizam a identificação precoce de crianças como o HIV ou diagnosticam tuberculose e outras doenças.

A par destes serviços a operadora de telefonia providenciará 200 dispositivos móveis para a vigilância de doenças, rastreio de pacientes e respectiva monitoria.

Com o memorando, o Ministério da Saúde pretende incluir outro tipo de actividades, tirando mais vantagens da telefonia móvel, nomeadamente a realização do controlo de qualidade do diagnóstico.

Após a assinatura do documento, o presidente do Conselho de Administração da mcel, Teodato Hunguana, referiu que a operadora se associou a este projecto como um enorme desafio que, certamente, contribuirá para a melhoria dos serviços de saúde, em particular do HIV/Sida que afecta negativamente parte significativa da população moçambicana.

O nosso gesto na renovação desta parceria representa a máxima expressão de responsabilidade social corporativa, pois com base no Memorando de Entendimento que acabamos de celebrar, colocamos gratuitamente à disposição da sociedade um serviço essencial, através da plataforma tecnológica”, frisou.

Por sua vez, o ministro da Saúde, Alexandre Manguele, considerou que “a telefonia móvel é um instrumento importante para o desenvolvimento do país, e o sector da saúde está atento e interessado no crescente número de aplicações desta tecnologia, principalmente aquelas com potencial de incrementar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde".

O governante esclareceu que o memorando assinado expande o leque das acções que, em conjunto, serão levadas a cabo para melhor servir os utentes do Serviço Nacional de Saúde, incluindo o uso da rede de telefonia móvel para acelerar a entrega dos resultados laboratoriais, fazer monitoria do diagnóstico laboratorial, monitoria de programas de promoção da saúde e controlo de doenças, entre outros.

Esta parceria tripartida posicionou Moçambique como país pioneiro no uso da telefonia móvel para transmitir resultados laboratoriais de forma abrangente no Serviço Nacional de Saúde.

Lise Ellyin, da Clinton Health Access Initiative, referiu que, nos primeiros três anos do projecto, “usando a tecnologia GPRS, temos sido capazes de transmitir dados de testes de crianças a partir dos laboratórios do Ministério da Saúde para mais de 600 unidades sanitárias do país e a obtenção imediata dos resultados é o primeiro passo para o tratamento das crianças e a melhoria da sobrevivência infantil”.

Destaque-se que mais de 90 mil resultados das análises de diagnósticos do HIV/Sida, em crianças com menos de 18 meses foram transmitidos com recursos à plataforma tecnológica de SMS, GPRS, da mcel, entre 2010 e 2013, em todo o aís.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana