DestaqueEm Foco

PRIMEIRO DE MAIO: Celebrar com restrições

Celebra-se hoje o Dia Internacional do Trabalhador. Em Moçambique, pelo terceiro ano consecutivo, não haverá os habituais desfiles onde os trabalhadores, vestidos a rigor, empunham dísticos e entoam canções diversas.

As cerimónias centrais decorrem na cidade de Xai-Xai, na província de Gaza, sob o lema “Sindicatos juntos na luta contra a precariedade laboral e alto custo de vida”.

Trabalhadores não terão a marcha habitual

O secretário do Conselho Central para a Área Jurídico-Laboral e Assuntos Sociais da Organização dos Trabalhadores de Moçambique-Central Sindical (OTM-CS), André Mandlate, explica que a escolha do lema visa chamar à consciência o sector empresarial que, apesar das dificuldades impostas pela crise internacional, pela pandemia e pelos ataques terroristas em Cabo Delgado, há necessidade de trabalho decente e digno, com aposta na redução de conflitos laborais.

“Havia expectativa e pedidos dos trabalhadores para que houvesse desfile, mas é preciso levar em conta que a mudança da Situação de Calamidade para a Emergência de Saúde Pública não significa o fim da pandemia”, disse Mandlate.

Por essa razão, apelou aos trabalhadores a manifestarem a sua alegria em pequenos grupos e tendo em conta as medidas de prevenção da covid-19. Leia mais…

Texto de Angelina Mahumane
angelina.mahumane@snoticias.co.mz

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo