Início » MOÇAMBIQUE E UGANDA: Relançada cooperação histórica

MOÇAMBIQUE E UGANDA: Relançada cooperação histórica

Por Idnórcio Muchanga

Moçambique e Uganda reassumiram o compromisso de caminhar juntos na promoção do desenvolvimento e na luta pela preservação das respectivas soberanias.

Moçambique, recorde-se, combateu no Uganda o regime do ditador Idi Amin Dada e formou em Montepuez, Cabo Delgado, o núcleo duro do exército ugandês, que incluía Yoweri Museveni, o actual Presidente.

A visita de Filipe Nyusi ao Uganda serviu para a consolidação de relações históricas, não tendo passado despercebido o interesse manifestado na luta contra o terrorismo precisamente em Cabo Delgado, terra que os ugandeses observam com muito respeito.

No final da visita de Estado, o Presidente da República, Filipe Nyusi, fez avaliação positiva da deslocação, destacando a revitalização da cooperação bilateral em áreas como agricultura, indústria/comércio, juventude e emponderamento dos veteranos de guerra. “Aprendemos muito nesta visita”, avaliou.

No rescaldo, ficaram igualmente ideias bem consolidadas na troca de experiências nas áreas de comércio e meio ambiente, conservação e gestão de recursos, bem como nos transportes e obras públicas.

Foi discutida a realização, ainda este ano, de uma segunda reunião da Comissão Mista Permanente na Área de Cooperação. Leia mais…

TEXTO DE FREDERICO JAMISSE
frederico.jamisse@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana