Início » Graduadas mais mulheres para o emprego e auto-emprego

Graduadas mais mulheres para o emprego e auto-emprego

Por admin

Cursos virados para o mercado laboral, terminados há dias na província de Manica, registaram uma forte presença de candidatos do sexo feminino, relativamente à participação masculina.

As acções de formação terminadas recentemente na cidade de Chimoio, mais concretamente no Centro de Formação do INEFP (Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional), tiveram lugar no âmbito da implementação da Estratégia de Emprego e Formação Profissional, aprovada pelo Conselho de Ministros, em Março de 2006, e beneficiaram mais de 165 candidatos, sendo que as mulheres foram o género esmagador, ao totalizarem 115 participantes.

Os cursantes beneficiaram de formação nas especialidades de Informática Básica (com 18 participantes), Gestão de Recursos Humanos (27), Contabilidade Básica (10), Secretariado Executivo e Relações Públicas (11), Gestão de Pequenos Negócios (58), Canalização (13), Electricidade (8) e Culinária (20).

A participação de mulheres atingiu os  78.2% do segundo os ciclo de formações, o que representa um crescimento em termos de adesão da rapariga nos programas de formação do INEFP na província de Manica.

Para além de candidatos provenientes de diferentes sectores de actividade e extractos sociais da província, os cursos contaram com 22 ex-trabalhadores da empresa de desminagem The Hallo Trust, dos quais cinco são mulheres, que entraram no contexto do memorando existente entre o INEFP e esta empresa.

O referido memorando foi estabelecido para a formação deste grupo de trabalhadores com vista à sua reinserção social, após terminarem os seus contratos laborais ou programa de actividades.

Outras acções de formação estão em curso nos Centros do INEFP em Chimoio, Sussundenga e no distrito de Bárue, nas especialidades de Informática (com 14 candidatos), Culinária (11), Electricidade Instaladora (48), Corte e Costura com (21), Serralharia Civil (50), Construção civil (47), perfazendo um total de (191) cidadãos, com enfoque para o auto-emprego.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana