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Circular pronta até Julho de 2015

Por admin

Texto de Abibo Selemane

As obras de construção da Estrada Circular de Maputo já foram executadas em cerca de 75 por cento. Entretanto, contrariamente ao que estava planificado, elas só poderão terminar em Julho do ano de 2015.

Orçadas em 315 milhões de dólares, as obras estão divididas em seis secções. Separadamente, a primeira, com 6.30 quilómetros liga o Hotel Radisson a Ponte da Costa do Sol. A mesma está totalmente asfaltada e aberta ao tráfico. No troço ainda falta a iluminação, construção de passeios, parque de estacionamento, protecção costeira, entre outras.

Enquanto a secção 2, é o troço que liga a Ponte da Costa do Sol com o bairro de Chiango. Este é o único que está atrasado, neste momento tem cerca de dois quilómetros por fazer limpeza e fundações e ainda está em construção a ponte ferroviária nas proximidades de Marracuene.

A outra secção, a terceira, parte do bairro de Chiango e prolonga-se até à Estrada Nacional Número 1, no Zimpeto. Esta parte está totalmente asfaltada exceptuando duas, nomeadamente a ligação com o nó do Zimpeto e nas proximidades da ponte ferroviária, no grande Maputo.

A Secção 4, aquela que liga Marracuene com Zimpeto está concluída do lado direito, no sentido sul-norte e aberta ao tráfico. Do lado esquerdo tem cerca de 80 por cento concluído. Esta parte poderá ser aberta brevemente aos automobilistas.

A secção 5, a estrada que liga entre Zimpeto e Tchumene. A mesma está totalmente asfaltada exceptuando três pontos nomeadamente, o ponto que liga com o nó de Zimpeto, na Matola Gare, a parte onde está em construção a ponte Ferroviária e outro ponto que faz a ligação com Estrada Nacional Numero 4, onde está planeada a construção do nó de Tchumene.

Pontanto, ainda não foram concluídas as obras de construção das pontes, assim como dos nós.

A nossa equipa de Reportagem visitou há dias as obras de construção da circular e constatou que os trabalhos do nó de Marracuene estão adiantados comparado com os outros nós.

No local soubemos ainda que estes poderão ser concluídos no próximo de mês de Fevereiro, enquanto os de Zimpeto e Tchumene, incluindo as pontes ferroviárias poderão terminar no final do primeiro semestre de 2015. Actualmente decorrem a implantação dos pilares e construção das estacas.

Falando sobre a construção do nó de Tchumene, Ismael Sulemane, representante do dono da obra da estrada circular Maputo Sul, disse que o constrangimento neste momento é a ponte sobre o rio Matola.

Para permitir a circulação dos carros que saem da Moamba em direcção à Maputo bem como os que farão o desvio no nó do Tchumene teremos de a alagar a ponte sobre o rio Matola, acrescentou Sulemane.

CONCLUSÃO ADIADA

As obras da construção da Estrada Circular de Maputo, cujo término estava previsto para o presente mês de Dezembro, só poderão ser concluídas no final do primeiro semestre de 2015. Tudo deve-se a vários factores como o reassentamento e indeminização das famílias e infra-estruturas afectadas, para além de falta de entendimento com alguns afectados. 

A situação obrigou o empreiteiro a tomar outras medidas como o desvio de curso da estrada em alguns pontos, sobretudo na Costa de Sol, onde ao invés de seguir a linha que esteve traçada primeiramente, foi desviado para a parte costeira.

PONTE MARRACUENE- MACANETA

A vila-sede do distrito de Marracuene e Macaneta, Província de Maputo, poderão ser ligadas através duma ponte feita de betão com duas faixas para a circulação de viaturas e passeios para os dois sentidos.

Para tal, vão arrancar brevemente as obras de construção da mesma sobre o rio Incomati, a qual está prevista para o seu término no próximo ano de 2015.

A construção daquela infra-estrutura está inserida no projecto da construção da Estrada Circular de Maputo, o qual inclui a reabilitação de nove ruas da vila de Marracuene numa extensão estimada em cerca de 3.4 quilómetros, até próximo Março de 2015.

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