Sociedade

T3 – Boquisso: 18 quilómetros em asfalto

A ligaçao entre os bairros T3 e Boquisso, no Município da Matola, passará a ser numa estrada em asfalto ao longo do próximo ano, quando terminarem as obras de construção de raíz daquela via que perpassa os bairros populosos de Ndlavela e Khongolote.

Com uma extensão de 18 quilómetros, as obras já iniciaram e na sua primeira fase consistem na delimitação da largura e terraplanagem da via com recurso a material granular, descrito pelos engenheiros como adequado para servir de base do asfalto.

As obras em curso determinaram a movimentação de algumas infra-estruturas públicas e privadas em algumas secçoes, em virtude de estarem abrangidas pelo traçado da estrada.

São os casos dum edificio que funcionava uma ferragem, no bairro Zona Verde, e um Posto de Transformaçao de Energia Eléctrica no bairro Ndlavela.

Também no Ndlavela, está a ser equacionado um desvio junto à cadeia feminina para a estrada não atravessar a área daquele estabelecimento prisional, para além duma rotunda no interior do bairro.

Falando no decorrer da VI sessão ordinária da Assembleia Municipal da Matola, o presidente daquela autarquia, Calisto Cossa, explicou que a intervenção em curso vai beneficiar duma segunda fase ao longo do ano 2015.

O primeiro concurso público que lançamos dizia respeito apenas a terraplanagem da via, isso devido a exiguidade de fundos, mas, como podem notar no nosso programa de actividades de 2015, a via é para ser asfaltada e constituiu uma prioridade– observou.

O dirigente indicou que “a nossa perspectiva é facilitar a ligação inter-bairros no nosso Município, ao mesmo tempo que descongestionamos as vias principais. No caso desta via que liga T3 a Boquisso é uma intervenção importante porque beneficia directamente milhares de munícipes daquela zona”, observou Calisto Cossa.

Com aquela estrada em condições, o acesso a sede do Municipio da Matola a partir de bairros como Intaka, Boquisso ou Mucatine, será feito directamente, sem a necessidade de entrar no território municipal de Maputo.

As obras de terraplanagem em curso, avaliadas em 33 milhões de meticais, estão a ser executadas pelo empreiteiro JJR Mocambique e tem o término previsto para o primeiro trimestre de 2015, seguindo-se imediatamente procedimentos administrativos para a colocação de asfalto.

SEGUNDA FASE

DA “ESTRADA VELHA”

O início da segunda fase de reabilitação da Avenida União Africana, também conhecida por “Estrada Velha”, está condicionado a conclusão das obras de construção dum sistema de drenagem de águas pluviais ao longo da via.

Com uma extensão de quase dois quilómetros, o colector de águas pluviais parte da futura Cidadela da Matola até ao mar, devendo beneficiar os moradores do bairro Matola “A”.

As obras ditaram a interrupção da reabilitação da estrada, intervencionada numa extensão de cerca de três quilómetros, faltando dois.

Tal como referiu o edil da Matola, logo que as obras de construção da drenagem terminarem, seguir-se-á a conclusão de reabilitação da “Estrada Velha”.

– As obras de reabilitação da avenida União Africana são financiadas pelo Fundo de Estradas e devo garantir que não existe qualquer problema de fundos para a sua conclusão, apenas o facto de prosseguir a construção da drenagem da Cidadela da Matola. Não podiamos reabilitar a estrada para logo a seguir partir novamente,explicou Calisto Cossa aos membros da Assembleia Municipal.

Entretanto, à semelhança do que se verificou nas últimas sessões, os membros dos dois partidos representados na Assembleia Municipal, nomeadamente Frelimo e MDM, aprovaram por unanimidade o Informe do Presidente do Conselho Municipal das actividades desenvolvidas no intervalo entre a V e VI sessões da Assembleia Municipal.

Igualmente por unanimidade foram aprovados outros instrumentos, nomeadamente a proposta de Revisão do Estatuto Orgânico e Quadro Pessoal do Conselho Municipal, a II Revisão do Orçamento de 2014 e o Plano de Actividades de 2015.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo