Início » Campanha da Frelimo reforçada com meios circulantes

Campanha da Frelimo reforçada com meios circulantes

Por admin

A campanha eleitoral  do Partido Frelimo está ganhar nova dinâmicana cidade de Chimoio, capital da província de Manica. Recentemente, este partido procedeu à entrega de meios circulantes a alguns quadros desta formação política a nível dos bairros para facilitar as acções de caça ao voto a favor da Frelimo e o seu candidato Filipe Jacinto Nyusi nas eleições de 15 de Outubro.

 

São ao todo cem bicicletas distribuidas aos assistentes dos primeiros secretários, secterárias da Organização da Mulher Moçambicana (OMM) e aos chefes dos núcleos da Associação dos Combatentes de Luta de Libertação de Moçambique (ACLLIM) dos 33 bairros da cidade de Chimoio.

Cada bairro recebeu três bicicletas para igual número de beneficiários. A oferta, segundo soube a nossa Reportagem durante a cerimónia da entrega dos meios vem da contribuição dos deputados da Assembleia da República, pelo circulo eleitoral da Província de Manica.

As biclicletas custaram cerca de 250 mil meticais. António José Amélia, cabeça de lista e membro do Comite Central do partido Frelimo, falando na ocasião, referiu que a entrega daqueles meio surge em reconhecimemto do esfor­ço que os camaradas têm vindo a demonstrar nos trabalhos de sensibilização do eleiorado para que no dia15 de Outubro vote no candidato Filipe Jacinto Nyusi e na Frelimo.

Aquele membro e cabeça de lista explicou que em todos bairros, esses dirigentes, juntamente com outros camaradas, têm percorrido grandes distâncias e, por vezes sem meios de transporte. As bicicletas vão minimizar esse sofrimento para que consigam chegar aos eleitores que se localizam nas zonas mais distantes da cidade de Chimoio.

“Sentimos que era momento de ajudarmos essas pessoas. São dirigentes dos bairros que frequentemente têm a obrigação de estar em contacto permanente com a população, mesmo aquela que vive mais longe da cidade. Essas meios vão ajudar a se deslocarem para esses pontos, não só nessa época da campanha, mas também depois do processo eleitoral, disse António Amélia, para quem a campanha leitoral decorre num ambiente de paz e civismo em quase toda a província de Manica.

Entretanto, aquele quadro senior da Frelimo referiu que o partido do "batuque e da maçaroca" continuará a intensificar a sua campanha de caça ao voto, sempre atenta à lei para evitar que casos de violência e vandalismos se registem em Manica.

Ele condenou com veemência alguns comportamentos que desguaram em agressões registados noutras províncias do país, onde alguns membros dos partidos políticos envolveram-se em pancadarias que resultaram em ferimentos e destruições de bens.

“Queremos ser exemplos neste processo à semelhança do que sempre fizemos nos pleitos anteriores. Não queremos violência. Este é um momento de festa, onde todos podem fazer campanha que culminará com a escolha do Presidente da República, deputados e membros da assembleias provinciais. Portanto, todos somos chamados a participar nessa festa sem nenhuma vingança. Vamos festejar com respeito ao próximo”, apelou aquele António Amélia.

Neste momento, ainda no prosseguimento da campanha eleitoral em Chimoio e em toda província, os membros da Frelimo continuam apostados na estratégia de contacto porta-a-porta e interpessoal. O objectivo é um e comum: continuar a sensibilizar os eleitores a depositarem maior confiança no partido Frelimo e no seu candidato.

Dados do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), indicam que em toda província foram inscritos 712.938 eleitores de num universo de aproximadamente 1.9 milhão de habitantes. Nestas quintas Eleições Gerais e das Assembleias Provinciais, Manica possui 16 mandatos para a Assembleia de República e 80 membros para Assembleia Provincial.

O porta-voz da Frelimo na cidade de Chimoio, José Almeida Saize, referiu que para além do contacto porta-a-porta, decorrem trabalhos que consistem em reforçar a colagem de material de campanha nas vias públicas, terminais de transportes de passageiros e outros lugares públicos.

“No terreno, estamos a pedir votos para o nosso candidato e o partido Frelimo. Depois de pedir, ensinamos à população como se deve votar e qual é a posição de Filipe Jacinto Nyusi e da Frelimo no boletim de voto. Esta mensagem está ser bem recebida pelos eleitores que prometem tudo fazer para levar a Frelimo e o seu candidato a Ponta Vermelha”.  

Gôndola, Mossurize e Macossa

continuam centros de atenção

O tempo e a história democrática que data desde 1992 continua a provar que os distritos de Gôndola, no centro da província de Manica, Mossurize, a sul e Macossa, na região norte são os mais complicados para o partido Frelimo e o seu candidato.

Os resultados dos quatro pleitos eleitorais decorridos no país mostraram que a tendência de voto nessas zonas sempre cai quase a favor da oposição. Tudo porque desde os tempos do conflito armado, a Renamo tem sido a força dominante nas zonas mais recônditas desses distritos.

São esses e outros acontecimentos que o partido dos camaradas pretende ver invertidos nestas eleições. Vários quadros de peso da Frelimo já trabalharam nessas zonas. Espera-se que nos próximos dias, estas regiões continuem a ser palcos de grandes acontecimentos da Frelimo, com a presença de outras figuras de relevo que vão sensibilizar os eleitores a fazerem escolha do partido e candidato certos para governar o país.

Uma fonte do Comité Provincial do partido Frelimo disse-nos que “a vitória será uma realidade nestes distritos que sempre mostraram tendências favoritas à oposição. Por isso que muitas brigadas de nível central e provincial estão a ser despachadas para o terreno para mater contacto directo com a população e identificar o problema de cada zona. O que tudo indica é que teremos bons resultados. Estamos a trabalhar para que isso aconteça e quebrar duma vez por todas, aquilo que foram os resultados anteriores”.

Disse que os restantes distritos sempre foram "simpáticos" para com a Frelimo e o seu candidato. “O que estamos a fazer e robustecer as nossas bases e renovar a confiança que sempre tivemos com a população nos restantes distritos da província onde sempre ganhamos folgadamente”, explicou a fonte.         

Renamo e MDM no terreno

Os partidos Renamo e Movimento Democrático de Moçambique (MDM) também avançam galgando as principais ruas e bairros da cidade de Chimoio e da província em geral. Muitas caravanas destes patrtidos são vistas nas ruas com panfletos e cartazes. Estes não poupam a esforços fazendo todo tipo de promessas possíveis para conseguir o voto.

Prometem mais ruas, água potável, unidades sanitárias,  escolas e mais emprego para os jovens. Por exemplo. Sofrimento Furai Matequenha, delegado político provincial da Renamo em Chimoio, acredita que o seu partido está a conseguir convercer mais gente e a vitória de Afonso Dhlakama e da Renamo é certa no dia 15 de Outubro. Entretanto, o MDM está igualmente comprometida com as suas actividades.

Escala quase todos bairros da cidade de Chimoio à procura de garantia de voto. A sua estratégia está centrada no contacto porta-a-porta e escala alguns mercados daquela urbe com a promessa dum Moçambique cada vez melhor e para todos. Nas suas actividades diárias de contacto com o eleitorado, o MDM explica a posição do partido e seu candidato no boletim de voto e, seguidamente como votar.   Quando passa quase um mês de caça ao voto, o Partido Independente de Moçambique (PIMO), já se faz à rua no distrito de Gondola. Embora ainda a meio gás, membros e simpatizantes desta formação política procederam a colagem de panfeltos e cartazes nas principais ruas da daquela vila autárquica. O PIMO, de Yacub Sibindy, em Manica, concorre apenas para Assembleia da República.

Domingos Boaventura

mingoboav@gmail.com

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana