Início » 2012 foi um ano de grandes realizações

2012 foi um ano de grandes realizações

Por admin

O secretário-geral do partido Frelimo, Filipe Chimoio Paúde, diz que o ano de 2012 foi especial na medida em que foi marcado por importantes realizações que contribuíram 

para o combate à pobreza, assim como para a dinamização e consolidação do partido a vários níveis, entre eles, o X Congresso e as celebrações do 50º aniversário da fundação desta formação política.

 

Filipe Paúndem, que falava numa conferência de Imprensa, na última sexta-feira, disse igualmente que o ano prestes a findar conheceu outras realizações que dinamizaram a organização e funcionamento dos órgãos do partido, o que aumentou a projecção e inserção do partido no seio das populações.

Neste contexto, Paúnde afirmou que o número de militantes conheceu um incremento de 267.828 novos membros, passando para mais de 3.778.405 contra 3.510.577 registados em 2011.

Ainda de acordo com ele, o partido conheceu igualmente um aumento do número de células, passando de 269.975, em 2011, para 288.265. Os comités de círculos cresceram de 9.839, no ano passado, para 11.192, actualmente. Foram emitidos 267.828 novos cartões de membros.

“Podemos afirmar que 2012 foi um ano repleto de actividades de cariz político partidário e também do Estado, que influenciaram positivamente os moçambicanos na sua luta contra a pobreza”, disse Filipe Paunde para depois acrescentar:

“Saudamos os membros, simpatizantes da Frelimo pelo espírito de tolerância, manutenção da paz e do diálogo, bem como a abnegada entrega ao trabalho com vista ao combate à pobreza. Hojem, a vida está cada vez melhor quando comparado com o período anterior à Independência Nacional”.  

Falando detalhadamente das realizações, Paúnde referiu-se ao lançamento das festividades do 50º aniversário do partido, ao 3 de Fevereiro e à realização do X Congresso, que teve lugar de 23 a 28 de Setembro, em Pemba, Cabo Delgado.

Aliás, aquele quadro sénior da Frelimo explicou que antes deste evento, outros tiveram lugar, como por exemplo, a realização das conferências de círculo, zona, distrito e província para a eleição dos delegados e convidados ao X Congresso, assim como da 8ª Conferência Nacional de Quadros que decidiu pela indicação de Armando Emílio Guebuza como único candidato a sua própria sucessão na direcção do partido

“Preparámos e realizámos o 10º Congresso, em Pemba, de 23 a 28 de Setembro de 2012, que foi um momento de festa, coesão e reforço da democracia interna. Este evento constituiu um grande movimento que reforçou a Unidade Nacional, a auto-estima, a cultura de trabalho, momento de festa e de debate sobre as grandes questões da actualidade, bem como do futuro do país” disse  Paúnde.

Acrescentou que o congresso foi antecedido de um amplo movimento de massas em todo o território nacional, assim como no exterior. “Realizámos o símpósio dos 50 anos da fundação da Frelimo, palestras nas escolas e bairros sobre a nossa história, particularmente nas datas históricas, actos encabeçados pelos próprios fazedores da epopeia da libertação nacional.”

Num outro momento, Paúnde falou da capacitação e formação dos quadros a vários níveis, tendo afirmado que no ano prestes a findar várias foram as pessoas que receberam bolsas de estudo.

“Pagamos 104 bolsas aos nossos estudantes em várias instituições de ensino superior, das quais 54 dentro do país e 50 no exterior, cujos beneficiários foram os quadros do partido e respectivos filhos, combatentes de Luta de Libertação Nacional e seus descendentes. Incentivámos os trabalhadores a apostarem na formação académica e profissional”, observou Filipe Paúnde.

Ainda neste capítulo da formação, a nossa fonte referiu que foram alfabetizadas 789.176 pessoas, entre líderes comunitários, membros dos conselhos consultivos e outros trabalhadores do partido.

O nosso interlocutor falou também da construção de infra-estruturas para o partido, tendo afirmado que no ano de 2012 várias foram as construções erguidas com a participação dos militantes do partido.

“Promovemos a construção de 21.294 sedes do partido, com material convencional e local, desde a célula até ao distrito, para além de arrecadarmos 23.305.218,32 meticais provenientes das quotas dos membros”, disse Paúnde, sublinhando que este montante não inclui as contribuições saídas do X Congresso.  

Paunde não se limitou apenas às realizações a nível interno, tendo falado daquelas que aconteceram no exterior. “ Participamos em congressos e outros eventos internacionais. Efectuámos visitas de intercâmbio para o fortalecimento das relações de amizade e cooperação, com outros partidos irmãos, entre eles, o Chama-Cha-Mapinduzi da Tanzânia, ZANU-PF do Zimbabwe, SWAPO da Namíbia, MPLA de Angola, ANC,  da África do Sul, entre outros”. 

Numa perspectiva do próximo ano, Paunde afirmou que aos militantes do partido lhes são reservados muitos desafios, entre eles, vencer as eleições autárquicas e aumentar cada vez mais o número dos membros.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana